Ana Paula Mendes de Miranda
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1993) e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002 - doutorado direto). Docente do ensino superior, desde 2000, e Professora do Departamento de Antropologia desde 2009 (Associada III). Integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e é docente colaboradora do Mestrado Acadêmico em Justiça e Segurança, ambos da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1 D, desde 2023, e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ - 2021).
É coordenadora do Ginga, grupo de pesquisa voltado a estudos sobre conflitos étnico-raciais-religiosos, ativismos e mobilizações no enfrentamento ao racismo religioso; pesquisadora do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas e do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-INEAC) da Universidade Federal Fluminense. Foi integrante da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Antropologia. Líder do diretório de pesquisa "Antropologia Política e Conflitos: pesquisas empíricas sobre burocracias, religiões e mobilizações sociais".
Atualmente exerce os cargos de Coordenadora do Curso de Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública e de Coordenadora do Ginga UFF.
Na UFF atuou na gestão como Coordenadora do PPGA-UFF (2012 a 2014), Coordenadora do Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal Fluminense (2014-2017) e Assessora de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (AFiDE/UFF) (2017-2018). Realizou outras atividades de gestão em políticas públicas como Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da área de Antropologia e Arqueologia, na CAPES (2018-2022); Coordenadora do Núcleo de Informações sobre Segurança e Violência do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (2008-2009); Diretora-Presidente do Instituto de Segurança Pública (2003-2008); Coordenadora do Grupo de Estudo "A violência na escola e a violência da escola" na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2002).
Tem experiência na área de Teoria Antropológica (Antropologia Jurídica e Antropologia Política), atuando principalmente em pesquisas sobre os temas: formulação, implementação e avaliação de políticas públicas; gestão da informação em segurança pública; crimes, conflitos e percepções da violência; manifestações de intolerância religiosa e discriminação racial.
graduation at Ciências Sociais from Universidade Federal Fluminense (1993) and doctorate at Antropologia Social from Universidade de São Paulo (2002). Has experience in Antropology, acting on the following subjects: segurança pública, fiscalização, polícia, rio de janeiro and segredo.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
