Graduou-se e obteve o título de mestre, ambos em química, pela Universidade Estadual de Campinas. Obteve o título de doutor, também em química, pela Universidade de Londres (1993).
Trabalhou em diversas instituições de pesquisa: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) da Telebrás, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de Londres, empresa AsGA Microeletrônica, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), realizando pesquisas na área de microdispositivos. No CTI, a partir de 2005, começou a atuar e permanece, desde então, trabalhando na área de impressão tridimensional, também conhecida como prototipagem rápida, fabricação por camadas ou fabricação de formas livres.
No CPqD/Telebrás, na Universidade de Londres e na UNICAMP (Laboratório de Química do Estado Sólido ? LQES ) trabalhou com deposição de filmes finos de materiais semicondutores III-V e II-VI. Aos conhecimentos de filmes finos, agregou na empresa AsGA Microeletrônica e no INPE, LNLS e CTI outros conhecimentos necessários à construção de microdispositivos tais como litografia, difusão de impurezas, soldas, deposição de filmes metálicos e dielétricos, etc.
Na empresa AsGA Microeletrônica, atuou dentro de um acordo de transferência de tecnologia de fotodetetores para comunicações óticas desenvolvidos pelo CPqD e no desenvolvimento de fotodetectores de fosfeto de índio para imageamento térmico, em colaboração com outras empresas.
No INPE, atuou em processos de corrosão e soldagem de silício para construção de MEMS (Micro Electromechanics Systems), inclusive na montagem do Laboratório de Microfabricação de Silício.
No LNLS, pesquisou MEMS construídos com materiais outros que silício e nas primeiras pesquisas utilizando a linha de litografia de raios-X (XRL). Colaborou na montagem do Laboratório de Microfabricação e na organização e implementação do projeto Multiusuário de Microfabricação - projeto MUSA, em cooperação com o CTI e o Centro de Componentes Semicondutores (CCS) da UNICAMP. O projeto MUSA fabricava microestruturas encomendadas por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
Ingressou no CTI em 2002, na Divisão de Microssistemas, contribuindo na área de microfluídica. Transferiu-se em 2005 para a Divisão de Desenvolvimento de Produtos (hoje Divisão de Tecnologias Tridimensionais) onde, atualmente, desenvolve pesquisas em quatro grandes temas, que são: (1) funcionalização de protótipos físicos construídos com impressão 3D visando a agregação de propriedades físico-químicas;(2) estruturação tridimensional de materiais; (3) novas aplicações para impressão 3D e (4) integraçãode impressão 3D com outras tecnologias visando inovação de materiais, processos e produtos. Dentro do escopo desse quarto tema, procura consolidar toda a sua experiência profissional realizando prospecções para integração da impressão 3D com micro e nano tecnologias.
Finalmente, colabora em programas de difusão das tecnologias 3D do CTI conhecidos como ProIND, ProMED e ProEXP que significam, respectivamente, Programa de Apoio à Indústria, Medicina e Experimentos Científicos com Tecnologias 3D
bachelor's at Química from Universidade Estadual de Campinas (1983), master's at Química from Universidade Estadual de Campinas (1988) and doctorate at Química Inorgânica from University of London (1993). Has experience in Material and Metallurgical Engineering, acting on the following subjects: microfabricação, mems, prototipagem rápida, liga and litografia de raios-x.