Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), Pós Doutor em Intercultura e Inovações Pedagôgicas Centro de Educação da UFSM (2018), Professor e Diretor do Ensino Técnico do Estado do Rio Grande do Sul ( 1978-2010), Professor do Instituto de Educação Superior SENSUPEG, Joinville S.C (2014/2018), Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente e o Desenvolvimento- NEMAD/CNPq/UFSM (2004/2015), Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Alimentação e Sociedade - NEPALS/UFSM (2008/2018), Pesquisador do Núcleo de Educação e Intercultura (KITANDA/CNPq/UFSM;2012-2018). Pesquisador da Rede Internacional Mover (MOVER/CNPq/UFSC),Orientador de Teses Doutorado UNAE/Paraguai,Membro ativo da Tríplice Aliança (Brasil,Uruguai e Argentina),Membro ativo do Programa Corredor Cultural UNIPAMPA ( Brasil,Uruguai e Argentina), Professor fundador e Coordenador Executivo do Programa de Inovações Pedagógicas- Formação Continuada de Professores PROIPE/CE /UFSM (2012 ao presente), Professor Colaborador do Laboratório de Mediações Sociais e Culturais - LABIMESC/UFSM (2013/2017). Participa ativamente de grupos de intercambio no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina tendo como base empírica os estudos de Paulo Freire/Leonardo Boff e Hunberto Maturana . Membro ativo de pesquisas no âmbito internacional como ?Critérios de sustentabilidade en áreas naturales y rurales orientados al desarrollo local y la aplicacion de buenas prácticas en Turismo?. (Brasil, Argentina e Uruguai), e ? Educação Intercultural: aprender com os povos originários do sul a decolonizar a educação? (América latina, África e Austrália). No âmbito nacional desenvolve pesquisas sobre Formação Permanente de Professores em Exercício- no campo das relações Escola e Comunidade, cuja intersecção resulta na construção e coordenação de três Seminários Internacionais sobre Educação e Intercultura (2015, 2017,2018 ), além de articular pesquisas com intervenção educativa, projetos de Formação de Educadores e de Inclusão Social, e Educação Popular que resultam em publicações e produção acadêmica nas áreas da Educação popular; Interculturalidade; Educação Inclusiva e Formação Permanente de Professores. LIVROS. Educação Rural no Mundo Contemporâneo (Vol. I ,2012), Essência Feminina - memoria e participação Org.(2014),CAPITULO LIVROS. Formação de Líderes- uma mudança cultural, novas experiências do Brasil, Uruguai e Paraguai (2011), Experiências Inovadoras em Extensão Rural na Agricultura Familiar. IFF. Farroupilha (2012), Farinheiras do Brasil, Universidade Federal do Paraná (2014), O rural contemporâneo em debate: temas emergentes e novas institucionalidades UFSM ( 2015), Cenas e cenários interculturais - pensando a epistemologia do sul (Ed. Caxias 2016), Educação na Escola de Tempo Integral ? programa mais educação(UFSM. 2016) Pensadores do Brasil. Ed Caxias (2018); Atualmente intensifica esforços no sentido ampliar cursos de formação permanente de professores em exercício em redes municipais, estaduais e particulares do ensino básico.
graduate at Licenciatura em Estudos Sociais from Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santiago (1982), graduate at Esquema II Área Econômica Primária from Universidade Federal de Santa Maria (1992) and master's at Rural Extension from Universidade Federal de Santa Maria (2004). Has experience in Environmental Science, focusing on Environmental Science, acting on the following subjects: consumo,ambiente, segurança alimentar, escola, ambiente,práticas e sustentabilidade, educação e sociedade, praças jardins e hortas, árvores e embelezamento and culturas ,tecnologias, variedades desenvolvimento.