Publicações no BrCris
 

Prof. Dr. João Bosco Figueiredo Gomes

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (1984). Especialista no Ensino de Português pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1988). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1999). Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2008). Estágio Pós-Doutoral em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras ? PPGL/UERN. Orienta pesquisas na graduação e na pós-graduação. No Mestrado e no Doutorado em Letras integra a linha de pesquisa Texto e construção de sentidos? e desenvolve, respectivamente, as pesquisas: a) Estudos sobre gramaticalização segundo abordagens funcionalistas: termos, usos e ensino e b) Funcionalismo, gramaticalização e construção discursiva: preceitos teórico-metodológicos, análise de processos linguísticos, itens e construções lexicais e suas implicações para o ensino. É segundo líder do Grupo de Pesquisa Estudos Funcionalistas e o Ensino de línguas-EFEL/CAWSL/ UERN, atuando nas linhas de pesquisa Descrição, ensino e aprendizagem de línguas e Estudos de termos técnico-científicos e de usos linguísticos. Tem publicações na área de variação e mudança linguística(gramaticalização), modalização discursiva; transitividade; organização do texto/discurso; Funcionalismo e ensino de língua materna; Ortografia; Terminologia.
graduate at Licenciatura Em Letras from Universidade Estadual do Ceará (1984), master's at Linguistics from Universidade Federal do Ceará (1999) and ph.d. at Linguistics from Universidade Federal do Ceará (2008). Has experience in Linguistics, focusing on Theory of Linguistic Analysis, acting on the following subjects: ser, gramaticalização, ensino, língua portuguesa and afirmação.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •