Regina Celia Camillo
Fonoaudióloga (UNIFESP, 1981), Otoneurologista, Terapeuta da Comunicação, Semioticista e Mestre em Psicologia (PUC/SP, 1997). Especialista em Voz, Linguagem, Dislexia, Distúrbios de Aprendizagem, de Leitura e Escrita (DLE). Especializou-se nas abordagens Educacional, Clínica e Ecológica da Psicossíntese, no Grupo de Estudos e Formação em Psicossíntese, na cidade de São Paulo, sob a coordenação da Professora Clarice de Freitas (1988-1996). Participou do World Conference "Psychosynthesis for the Next Century" pelo Istituto di Psicosintesi de Firenze,Itália, em parceria com a University of San Diego, EUA (1996). Pesquisadora, autora e docente em cursos de Especialização e Mestrado, na temática dos Distúrbios da Comunicação Humana, Saúde Mental, Ciências Cognitivas, Semiótica e Epistemologia. Fundou em 1985 o Centro de Estudos da Linguagem Humana e Semiótica no estado de São Paulo, transferiu para Foz do Iguaçu, estado do Paraná, em 2010. Coordenou o projeto Semiótica e Educação Especial em La Habana, Cuba, em 1997. Em 1982 começou a desenvolver a pesquisa na temática "Mediadores Semióticos da Comunicação e Cognição Humana" , trazendo à discussão os avanços teóricos e metodológicos na prática da clínica fonoaudiológica, sob o olhar da Semiótica. Esta pesquisa passou por várias etapas durante este período. Inicialmente o foco do estudo e intervenção terapêutica foram os pacientes portadores de Distúrbios de Aprendizagem, Dislexia, de Leitura e Escrita (DLE) e necessidades especiais. Em 1997, 15 anos após o início da mesma, os resultados foram apresentados na forma de dissertação de Mestrado, na Pontifícia Universidade de São Paulo. A partir desta dissertação, esta metodologia clínica é aplicada por profissionais de Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Neuropsicologia e Educação. Do início do estudo, até os dias atuais, novos resultados tanto conceituais quanto metodológicos estão processualmente catalogados . Dentre os aspectos que tem chamado atenção, destacam-se o quanto a utilização da Linguagem Gráfico-grafêmica na forma manuscrita/cursiva exerce um papel fundamental nas relações de desenvolvimento e aprendizagem. E, o quanto as terapias que utilizam a Linguagem Gráfica tem contribuído no desenvolvimento e transformação dos processamentos cognitivos dos pacientes.
graduation at Fonoaudiologia from Universidade Federal de São Paulo (1981) and master's at Psicologia da Educação from Pontifícia Universidade Católica de SP (1997). Has experience in Psychology, acting on the following subjects: semiótica, signos gráfico-grafêmicos, signos gráficos, linguagem gráfico-grafêmica and linguagem gráfica.
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