Publicações no BrCris
 

Carla Pontes de Albuquerque

Nascida no Rio de Janeiro em 03 de janeiro de 1959, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,1982) e concluiu o bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1994). Especializou-se em Pediatria pelo Programa de Residência Médica do Instituto Nacional de Previdência e Assistência Social (INAMPS,1986) e em Medicina Preventiva e Social pelo Programa de Residência Médica da Secretaria Estadual de Saúde do RJ (SESRJ / UERJ,1988). Obteve os títulos de Mestre em Saúde Pública / Políticas Públicas pela Escola Nacional de Saúde Pública / Fundação Oswaldo Cruz (ENSP / FIOCRUZ, 1994) e Doutora em Saúde Coletiva / Políticas, Planejamento e Administração em Saúde pelo Instituto de Medicina Social (IMS / UERJ, 2007). É especialista em Acupuntura (Associação Brasileira de Acupuntura, 1983), em Homeopatia (Instituto Hahnemanniano do Brasil, 1985), em Psicodrama (Escola Role Playing, SP e RJ, 2007), em Arteterapia (Clínica Pomar, RJ, 2013), em Docência na Saúde (UFRS, 2015), em Educação Permanente em Movimento (UFRS, 2015) em Psicomotricidade Somática (Instituto Anthropos / RJ, 2018) e Cuidado Integrado da Mulher Madura (UNIPAZ, 2022). Na área de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde também tem formação em focalização de Dança Circular (Nós na Roda, 2015), instrutora de Yoga (International Association of Yoga and Ayurveda, 2014) e de Tai Chi Chuan (Instituto de Cultura Chinesa, 1990). Realizou o Programa Gaia Education (2018), a Formação de Facilitadores em Design em Sustentabilidade (2019), a Formação em Ecopsicologia e Ecologia Profunda (UNIPAZ, 2019) e Ecoturner (Instituto Internacional de Ecopsicologia, 2021) Atualmente é docente associada 2 do Departamento de Educação Permanente e Integralidade na Saúde no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, desde 2010) . Participa da Linha de Pesquisa Interinstitucional de Micropolítica do Trabalho e Cuidado em Saúde. Coordena Projetos de Extensão Interdisciplinares no desenvolvimento de comunidades de práticas e de aprendizagem e o Núcleo Multidimensional Observatório de Políticas, Cuidado e Educação na Saúde (NOPCES).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Médica (com a perspectiva da clínica ampliada, da interdisciplinaridade e da integralidade), Educação Permanente (integração universidade, serviço e comunidade no processo formativo, do cuidado, da gestão, do trabalho e da participação na saúde) e Educação Popular e Saúde (integra o referido GT da Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Seu projeto para o Pós Doc versa sobre Decolonialidade/Descolonização, Epistemologias do Sul e Bem Viver (integra a Comissão Estadual de Direitos Indígenas do Rio de Janeiro e participa do Coletivo Encontro de Saberes).
graduate at Medicina from Rio de Janeiro Federal University (1982), graduate at Social Science from Rio de Janeiro State University (1994), master's at Collective Health / Public Policy from Oswaldo Cruz Fundation (1994) and phd at Collective Health / Policy, Planning and Administration from Institute of Social Medicine, Rio de Janeiro State University (2007). Has experience in Education, acting on the following subjects: medical education (curriculum reformation / challenges for a integrality perspective); permanent education (university-service-community integration) and popular education.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •