Publicações no BrCris
 

Wilton José Marques

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade de São Paulo (2002). Professor Titular de Literatura Brasileira e Teoria Literária do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos nos períodos de 2013 a 2015, de 2018 a 2019 e 2021 a 2022. Em 2011, recebeu o prêmio Jabuti na categoria Crítica e Teoria Literária pelo livro Gonçalves Dias: o poeta na contramão (EDUFSCar: 2010). Posteriormente, publicou onze verbetes no Le dictionaire universel des creatrices. (Éditions Des Femmes, 2013) e, mais recentemente, O poeta do lá (EDUFSCar: 2014), O poeta sem livro e a pietà indígena (Editora da UNICAMP: 2015), Ao correr da pena (folhetins inéditos), de José de Alencar (EDUFSCar: 2017), e Leituras oitocentistas (EDUFSCAR: 2019), coletânea, organizada com Franco Baptista Sandanello, em comemoração aos quinze do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Oitocentistas (NEO/UFSCar), e Machado de Assis e as primeiras incertezas (ALAMEDA, 2022). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Gonçalves Dias, Romantismo brasileiro, Machado de Assis, Realismo brasileiro, Poesia e prosa brasileiras (Séculos XIX e XX).
graduate at História from Universidade Estadual de Campinas (1993), master's at Language from Universidade Estadual de Campinas (1996) and ph.d. at Language from Universidade de São Paulo (2002). Has experience in Language, focusing on Brazilian Literature, acting on the following subjects: gonçalves dias, romantismo brasileiro, machado de assis and literatura brasileira.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •