Sou doutor em Política Internacional pela Aberystwyth University (País de Gales/Reino Unido). Meu campo de pesquisa engloba o estudo da política externa brasileira, relações culturais internacionais e integração regional no Cone Sul (foco no Mercosul). Esse estudo envolve temas como: dimensão simbólica das relações internacionais, soft power, comunicação global, diplomacia pública, diplomacia cultural brasileira, economia política da cultura, indústrias culturais, papel da música na PEB, características da política externa "altiva e ativa". Eu baseio minha produção acadêmica numa abordagem multidisciplinar, que visa combinar Relações Internacionais, História, Comunicação Social, Sociologia e Economia da Cultura.
Eu iniciei a minha trajetória profissional atuando no campo da administração de empresas. Nessa área, atuei como empresário na indústria do skateboard; como promotor de eventos musicais, voltados para o entretenimento e causas beneficentes; como produtor fonográfico, fazendo gravações e promoções de obras musicais (por meios físicos e digitais); e trabalhando em hotéis no Brasil e no Canadá; onde assumi diversas funções operacionais na estrutura administrativa e de entretenimento desses hotéis. Foi a partir do Administração que iniciei a minha trajetória acadêmica, através do estudo sobre a economia da cultura e indústria da música no Brasil. Esse interesse se refletiu na produção de minha monografia, que teve como foco a análise da crise da indústria fonográfica no Brasil.
Esse estudo foi a base de meu interesse acadêmico quando, em 2008, mudei meu campo de atuação para as Relações Internacionais. A partir de então, minhas reflexões se voltaram para o estudo das relações de poder que sustentam as relações culturais internacionais; o papel da diplomacia cultural como vetor da política externa brasileira; o processo de integração regional no Cone Sul, a partir da perspectiva das relações culturais internacionais; a importância do Mercosul cultural para os objetivos da política externa brasileira. Nesse sentido, os trabalhos acadêmicos que produzi durante as duas especializações em Relações Internacionais que fiz entre 2008 e 2010 foram nessa direção, abordando temas como: paradiplomacia no Cone Sul, o papel da cultura no projeto das Mercocidades, o papel da UNILA como instrumento da diplomacia cultural do governo Lula e vetor de integração regional; o papel da cultura nas relações bilaterais entre Brasil e Argentina; as características do modelo de diplomacia cultural do governo Lula.
No mestrado, que iniciei em 2012, eu aprofundei minhas reflexões sobre esses temas através da minha pesquisa sobre o ?universo da música na política externa brasileira?. Essa pesquisa, tema de minha dissertação, buscou entender o papel da música na construção da política externa brasileira (no século XIX) e como essa expressão cultural se tornou um importante vetor da ação internacional do Brasil (ao longo do século XX). Ela teve como foco a análise dos desafios e obstáculos oferecidos pela pujante indústria global da música para os objetivos da diplomacia cultural do governo Lula; concernentes a melhor inserção internacional do Brasil, projeção de soft power e indução do desenvolvimento nacional.
No doutorado, analisei a ?dimensão simbólica da parceria estratégica Brasil-Reino Unido". Em minha tese, busquei entender como o governo Lula buscou instrumentalizar o poder simbólico de eventos diplomáticos ligados à condução dessa parceria, dentro da estratégia de diplomacia cultural conduzida pela Embaixada do Brasil em Londres, em prol dos interesses brasileiros. O ponto foi demonstrar que essa política possibilitou ampliar a influência do governo Lula dentro dessa parceria e transformar o Reino Unido numa plataforma para a projeção internacional do Brasil.
Ainda ministrei aulas, como professor assistente, sobre nacionalismo, relações culturais, soft power, propaganda política e comunicação estratégica na UERJ e Aberystwyth