Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-2003); especialista em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva (Unicamp-2005); doutor em Biologia Funcional e Molecular - fisiologia (Unicamp & Instituto do Coração ? InCor (HCFMUSP)-2008). Fez o primeiro pós-doutorado em Genômica Funcional, o segundo pós-doutorado em Genômica & Ciência do Esporte e o terceiro pós-doutorado (pós-doc Sênior CNPq) em Genômica de Larga Escala ? todos pelo Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP.
Com atuação nas áreas de genômica associada à boa forma física e à performance física humana, em 2008 conquistou um dos maiores reconhecimentos da cardiologia, o prêmio Eduardo Moacyr Krieger e em 2012 o Prêmio Jovem Cientista, com o tema - Inovação Tecnológica nos Esportes. Foi pesquisador do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular e pesquisador colaborador da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do InCor (HCFMUSP). No período de 2017 a 2019, atuou como Professor Titular Visitante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Após 18 anos dedicados a pesquisas na área da genética, compreendeu que Algo Maior rege a orquestra da vida e manipula a matéria (DNA). Desde então, optou por encerrar sua carreira acadêmica para dedicação exclusiva a projetos de ação social humanitária no Maranhão, através do Instituto Gonçalves Dias -IGD (uma organização do terceiro setor), transferindo os anos dedicados à ciência em laboratório, para a ciência da espiritualidade e da dignidade à vida.
Como forma de colaboração ao meio científico-acadêmico, o pesquisador ainda continua atuando em capacitação profissional e eventos científicos, alertando para o uso errôneo e o comércio enganatório dos testes genéticos nos esportes e na nutrição, sem respaldo e concordância da comunidade científica séria. Desvinculado de qualquer interesse político/financeiro, todo prolabore dessas atuações acadêmicas são revertidas em benefício para as ações sociais.