Lucas Rodrigo Garcia de Mello
Professor Adjunto na subárea Crítica no Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico (DEMC) da Faculdade de Enfermagem (FENF) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Responsável pela área de Serviços ao Cliente na Epimed Solutions International. Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) | Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) | MBA em Gestão da Qualidade nos Serviços de Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) | Especialista em Acreditação Hospitalar nos moldes da Organização Nacional de Acreditação (ONA) pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) | Especialista em Oncologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) | Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Responsável pela criação do Sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente (líder de mercado na América do Sul). Atuando na área de desenvolvimento, gestão do produto e implantação em larga escala. Realizei a implantação do sistema em mais de 300 instituições de saúde em todo Brasil, Chile, Uruguai , Colômbia e Bélgica. Responsável pela criação do Programa de Gestão Eficiente (PGE) para UTIS em todo Brasil. Um programa estruturado em pilares (operacional, assistencial e estratégico) cujo objetivo é o entendimento dos indicadores de qualidade na Terapia Intensiva, análise crítica e tomada de decisão. O PGE já foi implementado em mais de 1.000 UTIs em todo Brasil. Criador do Instrumento Brasileiro para Investigação de Eventos Adversos na Saúde (IBIEAS) resultado da dissertação e tese de doutorado. Sólida experiência em Gestão de Risco.
Pesquisador nas áreas: Terapia Intensiva; Assistência Ventilatória; Gestão da Qualidade em Saúde, Segurança do Paciente e Gerenciamento de Risco. Atuando principalmente nos seguintes temas: Investigação e Análise de Eventos Adversos; Metodologia Safety Huddle como ferramenta para engajamento e conscientização em prol da segurança do paciente, permitindo uma comunicação interdisciplinar entre os profissionais na linha de frente do cuidado e a alta liderança, promovendo a cultura de segurança institucional. Gestão de Indicadores e Performance em Saúde e Práticas Assistenciais na Terapia Intensiva, sobretudo, nos Cuidados Intensivos no Paciente com Câncer. Membro da Câmara Técnica de Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade (CTETIA) - COREN RJ E-mail (garcialucas@id.uff.br)
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos