Publicações no BrCris
 

Rodrigo Sarruge Molina

He is Historian of Education and Pedagogue. He works as an adjunct professor at the Federal University of Maranhão (UFMA) in the area of #8203;#8203;Fundamentals of Education, where he works in teacher education through teaching, research and extension. He has a PhD in Fundamentals of Education from the Pontifical Catholic University of Campinas (PUC) and has a PhD and Master's degree in Education in the area of #8203;#8203;Philosophy and History of Education from the State University of Campinas (UNICAMP). For 12 months, he was a CAPES / PDSE researcher in the Department of History of the Università di Torino in Italy (UNITO). He worked as a university professor (PED) in the discipline History and Philosophy of Education at UNICAMP. In basic education, he taught History in the public and private network of the State of São Paulo in the stages: fundamental II, middle and pre-college courses. He holds a degree in pedagogy and a degree in History from the Methodist University of Piracicaba (UNIMEP), a period that served as historian of the museum of the University of São Paulo (USP / Esalq).
Professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFES) e no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Desde 2008, integra o grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) com sede na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com financiamento da CAPES e CNPq, realizou Pós-doutorado em Fundamentos da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), doutorado e mestrado em Educação na área de Filosofia e História da Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP sob orientação de José Luís Sanfelice. Por meio da CAPES, esteve 12 meses na Itália atuando como pesquisador no Departamento de História da Universidade de Turim sob orientação de Angelo D'Orsi onde realizou pesquisas sobre as contribuições de Antonio Gramsci para a área da História e Educação. Sua experiência docente no ensino superior abarca os cursos de Sociologia, História e Pedagogia nos estados de São Paulo, Maranhão e Espírito Santo. Atualmente orienta trabalhos de mestrado e leciona disciplinas na linha "Docência, Currículo e Processos Culturais" do PPGE. Na graduação tem atuação nos estágios supervisionados voltados para a formação de professores do curso de licenciatura em História e leciona disciplinas da área de Fundamentos da Educação para o curso de pedagogia, especialmente a História da Educação. Na extensão, participou de projetos para a Educação do Campo, Educação e Direitos Humanos e cursos de Pedagogia Histórico Crítica para professores da rede pública. No ensino de nível básico, lecionou a disciplina de História, Geografia e Filosofia na rede pública e privada do Estado de São Paulo nas etapas: fundamental II, médio e cursos pré-vestibular. Possui graduação em História pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), período que exerceu a função de historiador do museu da Universidade de São Paulo (USP). As principais área de investigação do pesquisador estão concentradas nos fundamentos da educação (História da Educação e Pedagogia Histórico-Crítica); ensino aprendizagem (ensino de História); Teorias e Métodos científicos em educação (materialismo histórico e dialético, especialmente Antonio Gramsci), Políticas Educacionais (Escola Sem Partido) e História do Brasil República (Eugenia, Racismo, Questão indígena e Ditadura cívil-militar 1964 a 1985) e História da Itália (Risorgimento, Fascismo e república)

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •