Adriana Souza holds a PhD from the Postgraduate Program of Transportation in the Civil and Environmental Engineering Department, UnB (Universidade de Brasília). Moreover, as an international researcher at ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), she is currently focusing on women?s walkability in Brazil and in Portugal.
Working in urban mobility since 2011, she has worked as Special Advisor for the Transportation Department in Brasília (DETRAN-DF) and coordinated several projects connected with cycling and traffic accidents. In 2013, she began a more specific study about Active Mobility (walking and cycling). In 2015, she incorporated into her research the relationship between gender and public space. Shortly after, she was invited to join the team at Department of Planning and Mobility as Director of Pedestrian Mobility. She moved to Portugal to further develop her research. In 2019, she was invited again to join the team at State of Secretariat for Transport and Mobility as Coordinator of Active Mobility. In 2020, she started working as an Urban Mobility Specialist at the Brazilian Institute for Development and Sustainability (IABS). Adriana credits her success to hard work and passion, and will continue to grow in her career.
Doutora e Mestre em Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Transportes do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB (Universidade de Brasília), com foco em gênero, Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas, e investigadora internacional no ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa).
Atua na área de mobilidade urbana desde 2011, quando exerceu a função de Assessora Especial da Direção-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF), coordenando diversos projetos ligados a ciclomobilidade e a segurança viária. Em 2013, iniciou o mestrado com foco mais específico em Mobilidade Ativa (mobilidade a pé e ciclomobilidade). Em 2015, se aprofundou em sua pesquisa de doutorado, incorporando a relação de gênero e espaço público. Pouco depois, foi convidada a integrar a equipe da Secretaria de Estado de Mobilidade do Governo do Distrito Federal como Diretora de Mobilidade a Pé. Em 2017, se mudou para Portugal para continuar a desenvolver a sua pesquisa e trabalhou como pesquisadora convidada na Câmara Municipal de Lisboa com o projeto ?Promoção da segurança da mulher no espaço público e transportes em Lisboa?. Em 2019, foi novamente convidada a integrar a equipa da Secretaria de Estado de Transportes e Mobilidade como Coordenadora da Mobilidade Ativa. Em 2021, foi contratada como consultora individual na Prefeitura de Santo André-SP para a Elaboração de Estratégia de Integração da Perspectiva de Paridade de Gênero na Secretaria de Mobilidade Urbana do Município. Ainda em 2020 começou a trabalhar como Consultora em Mobilidade Urbana no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) permanecendo até julho de 2022.