Publicações no BrCris
 

Fernando Altair Pocahy

Associate Professor at the State University of Rio de Janeiro (UERJ) linked to the Faculty of Education, the Department of Studies Applied to Teaching and the Postgraduate Program in Education (ProPEd) and Postgraduate Program in Social Psychology; Member of the Coordination of the Postgraduate Program in Education - ProPEd in the 2018-2019 biennium. He worked as political coordinator in projects of the Nuances Association - group for free sexual expression between 1996 and 2011; today he is an eventual collaborator of that group. As a FAPERJ Fellow is a participant in the Young Scientist of Our State (2015-2018; 2019-2022) programs and the Scientific, Technical and Artistic Incentive Program - PROCIENCE - UERJ-FAPERJ (2015-2018; 2018-2021; 2021-2024). Graduated in Psychology from the University of Vale dos Rio dos Sinos (UNISINOS), he was an extension fellow with the Community Dean and Extension (PROCEX); Specialist in Social and Cultural Projects from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), with a fellowship from the Maurício Sirotsky Foundation, holds a Master's degree in Social and Institutional Psychology and a Doctorate in Education, both as CAPES scholarship, linked to GEERGE - Group of Studies in Education and Gender Relations and the Laboratory of Psychology and Public Policy. Her Doctoral Internship is held at the Université Lumière Lyon 2 (Center Louise Labé) - Paris / France with CAPES scholarship and the Postdoctoral Internship at the Graduate Program in Social Anthropology of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), with CAPES / Reuni scholarship, linked to NIGS - Gender Identity and Subjectivity Center. Also currently Associate Editor of Revista Interface - Communication, Health and Education - UNESP Botucatu - SP and coordinates the GENI - Gender and Sexuality Studies, a group linked to his area of research and studies. UERJ, whose interest covers focal themes: body, generation (aging), gender, sexuality and intersectionalities in the processes of subjectivation, cultural pedagogies and curriculum, using post-structuralist approaches in conjunction with queer studies.
Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Faculdade de Educação/ Departamento de Estudos Aplicados aoEnsino. Na mesma IES é docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS); coordena o GENI - Estudos de Gênero e Sexualidade. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2015-2018;2019-2022) e bolsista do Programa deIncentivo à Produção Científica, Técnica e Artística - Prociência-UERJ(2015-2918; 2018-2021; 2021-2024). É Doutor em Educação e Mestre em Psicologia Social eInstitucional, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa CAPES, quando esteve vinculado respectivamente aos grupos GEERGE - Grupode Estudos em Educação e Relações de Gênero e ao Laboratório de Psicologia ePolíticas Públicas LPP. Fez estágio doutoral na Université Lumière Lyon 2(Centre Louise Labé), França, com bolsa CAPES/PDSE. Possui Especialização emProjetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), ocasião em que foi bolsista da Fundação Maurício Sirotsky. É graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde atuou como bolsista de extensão e Analista de Relações com a Comunidade (vínculo celetista) junto à Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão (Procex). Realizou Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa CAPES/Reuni, vinculado ao NIGS - Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividade e período como Pesquisador Visitante na Universidad Complutense de Madrid (fev-out 2020). Atuou como ativista e membro da coordenação política e de projetos do grupo nuances -grupo pela livre expressão sexual (1996- 2011). Integrou a coordenação doPrograma de Pós-Graduação em Educação - ProPEd no biênio 2018-2019. Foi Editor Associado da Revista Interface - Comunicação, Saúde e Educação - Unesp Botucatu. Atualmente integra o Comitê Científico do GT 23 - Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; coordenador do mesmo GT em sua regional (Sudeste); também é membro do GT Psicologia,Sexualidade e Política da ANPPEP - Associação Nacional de Pesquisa ePós-Graduação em Psicologia e 1 Secretário Executivo da ABEH - AssociaçãoBrasileira de Estudos da Homocultura (2021-2022). Tem realizado estudos e intervenções nas interfaces da educação e saúde, interessado principalmente nos seguintes temas: governo da vida longeva, envelhecimento, gênero e sexualidade. Seus trabalhos acompanham as abordagens pós-estruturalistas que se articulam aos estudos feministas-queer-interseccionais.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •