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Ronaldo Vieira Cruz

Engenheiro Mecânico-Aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (1993), Engenheiro de Ensaios em Voo de Helicópteros pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) (1998), Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA (2002) e Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica também pelo ITA (2009). É Coronel Engenheiro da Reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) com larga experiência profissional na aviação de asas rotativas, ensaios em voo, certificação aeronáutica, segurança de aviação e gerenciamento de projetos, tendo, como última função na FAB, por mais de quatro anos, a Gerência Técnica do Programa HX-BR, referente a aquisição de cinquenta helicópteros H-225M para as Forças Armadas com um custo de quase 2 bilhões de euros. Foi, por mais de dez anos, instrutor do IPEV nos Cursos de Ensaios em Voo e de Preparação e Recebimento de Aeronaves, tendo ministrado as disciplinas de Desempenho, Qualidades de Voo e Vibrações de Helicópteros. Como professor de pós-graduação do ITA, desde 2005, ministra o curso de Fundamentos da Engenharia de Helicópteros e Aeronaves de Asas Rotativas dentro do Programa de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE-Safety) bem como no Programa de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (MP-Safety), oferecido pelo ITA com o apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e do Estado-Maior da Aeronáutica. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: projetos de helicópteros, dinâmica de voo, simuladores, algoritmos de otimização, algoritmo genético, identificação de parâmetros e gerenciamento de projetos.
Engenheiro Mecânico-Aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (1993), Engenheiro de Ensaios em Voo de Helicópteros pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) (1998), Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA (2002) e Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica também pelo ITA (2009). É Coronel Engenheiro da Reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) com larga experiência profissional na aviação de asas rotativas, ensaios em voo, certificação aeronáutica, segurança de aviação e gerenciamento de projetos, tendo, como última função na FAB, por mais de quatro anos, a Gerência Técnica do Programa HX-BR, referente a aquisição de cinquenta helicópteros H-225M para as Forças Armadas com um custo de quase 2 bilhões de euros. Foi, por mais de dez anos, instrutor do IPEV nos Cursos de Ensaios em Voo e de Preparação e Recebimento de Aeronaves, tendo ministrado as disciplinas de Desempenho, Qualidades de Voo e Vibrações de Helicópteros. Desde agosto de 2018, é professor do Departamento de Projetos da Divisão de Engenharia Aeronáutica do ITA e leciona os cursos de Projetos de Helicópteros e de Certificação Aeronáutica. Como professor de pós-graduação do ITA, desde 2005, ministra o curso de Fundamentos da Engenharia de Helicópteros e Aeronaves de Asas Rotativas dentro do Programa de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE-Safety) bem como no Programa de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (MP-Safety), oferecido pelo ITA com o apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e do Estado-Maior da Aeronáutica. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: projetos de helicópteros, dinâmica de voo, simuladores, algoritmos de otimização, algoritmo genético, identificação de parâmetros e gerenciamento de projetos.

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