Professora-pesquisadora com larga experiência em pesquisa e em ensino, tendo atuado nos mais diferentes níveis e modalidades, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Formada pelo antigo curso de Magistério, graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (Unitau), especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Gama Filho, mestra em Linguagem e educação pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa Linguagem e Educação, doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (Unicamp).
Na pesquisa, atua nos seguintes temas: alfabetização, letramentos e multiletramentos, hipermídia e ensino, e formação de professores.
É docente efetiva na Universidade de Taubaté, instituição na qual atua em áreas ligadas à linguagem na graduação, na extensão e na pós-graduação. Coordena o Projeto de Extensão "Alfaletrar: alfabetização e letramento na escola pública", que atende escolas do Município de Taubaté-SP.
Nesta Instituição, integrou por dois mandatos o Conselho do Departamento de Ciências Sociais e Letras, e, por um mandato, o Conselho do Instituto Básico de Humanidades. Também integrou o Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras e desempenhou, de 2013 a 2020, a função de coordenadora da Comissão Permanente de Seleção Acadêmica, na qual esteve à frente de todos os processos administrativos, técnicos e pedagógicos ligados aos vestibulares e concursos de residência médica, além de ter coordenado eventos ligados aos processos seletivos, como a Feira de Profissões, com público de mais de 5 mil visitantes por edição.
É idealizadora e fundadora do Instituto Chão da Escola, iniciativa que leva formação de professores para o chão da sala de aula, priorizando formas de aprofundar saberes teóricos sem apagar os saberes construídos pelas comunidades escolares. No Instituto, oferece cursos para professores nas áreas de alfabetização, ensino de escrita e reescrita, (multi)letramentos e ensino de escrita em contextos de tecnologias emergentes, além de discutir o emprego de TDIC's no ensino.
Em parceria com outras pesquisadoras, assina a tradução brasileira do Manifesto A Pedagogia dos Multiletramentos: desenhando futuros sociais, publicado em 1996 pela Harvard Press e tomado como referência para o campo dos Multiletramentos e do ensino mediado por tecnologias digitais.
É produtora de conteúdo sobre educação, ensino de escrita, currículo para Ensino Fundamental I.