Paulo Goncalves da Cunha
Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1978) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Trabalhou durante 40 anos no Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD da Comissão Nacional de Energia Nuclear, onde liderou diversos grupos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico.
Implantou o Departamento de Monitoração Individual onde foram consolidadas e desenvolvidas tecnologias para medição e avaliação da exposição de trabalhadores ocupacionalmente expostos à radiação ionizante. Neste departamento foram desenvolvidas tecnologias inovadoras e únicas no país possibilitando o atendimento, quase que integral, das demandas nesta área. A atuação dos seus laboratórios foi fundamental para a dosimetria e monitoração dos pacientes contaminados pelo acidente radiológico em Goiânia.
Participou ativamente da equipe na CNEN que atuou em Goiânia devido ao acidente radiológico com Cs137. Liderou durante cinco meses a equipe encarregada de descontaminar as residências contaminadas com Cs137.
Coordenou diversos projetos institucionais do IRD relacionados a gestão tecnológica, podendo ser destacados: capacitação e apoio, com suporte do Ministério da Saúde, as Vigilâncias Sanitárias Estaduais no tocante a atuação na área das radiações ionizantes e a implementação, no IRD, de Sistemas de Gestão da Qualidade em Laboratórios.
Coordenou, de 2006 a 2012, o Serviço de Metrologia das Radiações Ionizantes do Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes, laboratório designado pelo Inmetro para a área das radiações ionizantes no Brasil.
Coordenou, de 2010 a 2015, a Rede de Serviços Tecnológicos em Radioproteção e Dosimetria - Rede Metroradi, integrante do Sistema Brasileiro de Tecnologia - SIBRATEC do MCTI. Participam desta rede 13 Laboratórios vinculados a diversas instituições de pesquisa: Instituto de Radioproteção e Dosimetria- IRD / CNEN; Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN / CNEN; Departamento de Energia Nuclear - DEN /UFPE; Laboratório de Poços de Caldas - LAPOC / CNEN; Laboratório de Ciências Radiológicas - LCR/ UERJ; Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear ? CDTN / CNEN; Laboratório de Ensaios Não Destrutivos - LABEND / USP. Este projeto permitiu a consolidação e expansão de Laboratórios de calibração de instrumentos empregados em proteção radiológica e laboratórios de análise de amostras ambientais e de alimentos. Foram obtidas cinco acreditações pelo Cgcre / Inmetro. Adicionalmente, foram desenvolvidos, ainda, cinco novos laboratórios de calibração inovadores.
Atualmente atua na área de metrologia de radionuclídeos empregados em Medicina Nuclear. Participa, no Laboratório de Ciências Radiológica / UERJ,das atividades do Laboratório de Calibração de Ativímetros, que são os instrumentos empregados nas Clínicas de Medicina Nuclear para quantificar a atividade dos radiofármacos que são injetados nos pacientes.
graduation at Fisica from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1972), master's at Physics from Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1978) and doctorate at Byophysics from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Has experience in Physics, focusing on Metrology, General Techniques of Laboratory, System of Instrumentation, acting on the following subjects: monitoracao individual, goiania accident, termoluminescencia, occupacional exposure and glow curve.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
