Melissa Ramos da Silva Oliveira é bolsista pesquisadora da FAPES - Bolsa de Pesquisa Capixaba (BPC), na área Neurociência aplicada à ambientes escolares sob a ótica da homeostasia. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Cidade (PPGAC) da Universidade Vila Velha no quadriênio 2021-2024. Docente permanente do PPGAC-UVV na Linha de Pesquisa Teoria e Prática do Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Desde 1998, dedica suas pesquisas e projetos à cooperação Neurociência Aplicada à Arquitetura, com foco nas relações Ambiente e Comportamento. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Arquitetura, Cidade e Patrimônio. Pesquisadora associada da rede Dasmind - Rede de Cooperação Transdisciplinar em Pesquisa e Inovação Design, Art, Space and Mind. Coordenadora e fundadora do LEMC - Laboratório Espaço, Mente e Comportamento, junto ao PPGAC-UVV, com financiamento da FAPES. Coordenadora do projeto de extensão Territórios em risco em ações da extensão universitária: transformações, experiências e memórias de Sujeitos em Colatina e Marilândia (Região Centro Oeste, ES), com financiamento da FAPES.
Pós-doutorado na UNICAMP, em 2022 no IA-Unicamp, na área de neurociência aplicada à Arquitetura. Doutora e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas, arquiteta pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), especialista em Patrimônio Arquitetônico: Teoria e Projeto pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Possui pesquisas publicadas em periódicos e livros qualificados nos âmbitos internacional e nacional. Academicamente tem interesse em pesquisas que atuem principalmente nos seguintes temas: preservação do Patrimônio Cultural, neurociência, representações do espaço e história urbana.
Orcid:
0000-0002-8529-5180,
Academia.edu,
ResearchGate,
Google Scholar,
ResearchID:
D-6491-2015,
Linkedin,
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/3634919604261071