Graduada em Letras: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas, pela Universidade Federal do Rio Grande ? FURG (1991); Mestre em Letras, Área de Concentração: Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela Universidade Católica de Pelotas ? UCPEL (2007), ao desenvolver a pesquisa SUJEITO E ESCRITURA: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA SOBRE ERRO. Realizou disciplinas em Análise do Discurso de linha francesa, como aluna especial do Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Letras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS (2006); é Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências ? PPGEC, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? FURG (2021), ao pesquisar processos (re) inventivos da escrita acadêmico-científica, na contemporaneidade, com o estudo O ESCREVER ACADÊMICO EM TEMPOS TECNOLÓGICOS: O COESCREVER, em que investiga relações entre leitura, produção de texto, autoria e plágio. Pesquisadora CAPES como fomento. Apresenta experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino e em Análise do Discurso. Professora-pesquisadora, desde a década de 90, sobre os processos de escritura e de leitura em Língua Portuguesa; vivencia a docência imersa em língua (gem) em (dis) cursos na produção de textos, na Oficina de Língua Portuguesa Andrea Juliano. Nesse espaço de interações, com acompanhamento personalizado, desenvolve práticas de: Leitura, Compreensão, Interpretação e Produção Textual, em diferentes níveis do ensino: Fundamental, Médio, Graduação e Pós-Graduação; e interage com diferentes áreas do conhecimento em que práticas textuais são prementes. Além disso, atua como revisora de textos e trabalha com processos de (re) escrita e de autoria a partir de tessitura que engendra avaliação metodológico-científica e linguístico-discursiva em produções acadêmicas. Constitui-se, dentre outros, pelos cursos de formação e pelas vivências de avaliadora nas redações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRG e da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ? FURG. Participa como professora-pesquisadora, desde 2015, do Grupo de Pesquisa Ensino a Distância e Tecnologia (Ead-Tec), na Universidade Federal do Rio Grande ? FURG, em que observa e experiencia, por entre cartografias, a escrita acadêmica, com alunos e com professores, como escrita viva.
graduation at Letras - Língua Portuguesa from Universidade Federal do Rio Grande (1992) and master's at Applied Linguistics from Universidade Católica de Pelotas (2007). Has experience in Education, acting on the following subjects: dialética da linguagem, discurso sobre erro. and contribuições de bakhtin.