Henrique Marques Barbosa de Souza
"Dr. Henrique Marques-Souza is an assistant Professor of the Department of Biochemistry and Tissue Biology at the University of Campinas - UNICAMP. He is an Agricultural Engineer by the University of Londrina, Master in Sciences by the Center of Nuclear Energy in Agriculture, of the University of São Paulo and Ph.D. by the University of Cologne, Germany. Prof. Marques-Souza did a postdoc at the University of California, Berkeley, as a Research Associate of the Howard Hughes Medical Institute. His carrier has been dedicated to understand the role of gene regulatory networks controlling cell fate decisions in animal development and regeneration by the use of technologies such as RNAi interference, Genome Editing (CRISPR-Cas9) and transcriptome analysis. Currently, the main focus of Prof. Marques-Souza's lab is to develop biotechnological solutions to control agricultural pests and diseases."
Professor Associado e Chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da UNICAMP, desde 2010. É Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Londrina (2001), Mestre em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo (2003), e doutor em Genética e Genômica Funcional pela Universidade de Colônia, Alemanha (2007). Fez pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA, como pesquisador associado do Howard Hughes Medical Institute (HHMI), de 2008 a 2010. Sua carreira tem sido dedicada a entender a função de genes importantes para o desenvolvimento, a fisiologia e a sobrevivência de organismos considerados pragas ou patógenos agrícolas. Para isso, utiliza ferramentas moleculares de edição genômica (CRISPR-Cas9), de silenciamento gênico (RNAi) e análise global de expressão gênica (RNA-seq). Atualmente o foco do seu laboratório é desenvolver soluções biotecnológicas através da tecnologia de silenciamento gênico por RNAi para controlar pragas e doenças agrícolas.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos