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Monica Veloso Borges

Possui Graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Goiás (1992), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997) e Doutorado em Linguística (Línguas Indígenas) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006). É Professora Associada IV da Faculdade de Letras (FL) e do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena (NTFSI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde trabalha em ensino, pesquisa e extensão desde 1994. Atua no Curso de Graduação (Licenciatura) e Especialização em Educação Intercultural, bem como na Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL/UFG). Suas Áreas de atuação são Análise e Descrição de Línguas Indígenas (fonologia, morfossintaxe e léxico), Análise e Descrição de LIBRAS, Análise e Descrição da Língua Portuguesa, Tipologia Linguística, Teoria e Análise Linguísticas e Educação Indígena (especialmente formação de professores indígenas e produção de material didático em línguas indígenas, em português, ou bilíngue, para escolas indígenas). Orienta pesquisas de graduação, mestrado e doutorado sobre línguas e povos indígenas, línguas de sinais, língua portuguesa, educação indígena e formação de professores indígenas. Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG de fevereiro de 2018 a março de 2021. De junho de 2012 a junho de 2014, foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Intercultural. Foi Membro Titular da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI) do MEC, representando a Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), de 2014 a 2019. É Coordenadora Geral da Ação 'Saberes Indígenas na Escola' - Rede UFG, UFT, UFMA. É Editora da Revista "Articulando e Construindo Saberes" - UFG (RACS). É Líder do "Grupo de Estudos de Tipologia Linguística de Línguas Indígenas e Línguas de Sinais" (UFG) do CNPq. É Representante da Universidade Federal de Goiás junto à Cátedra Guarani da Associação de Universidades do Grupo Montividéu (AUGM). É Coordenadora do 'GT de Línguas Indígenas da ANPOLL' (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Biênio 2021-2022; e foi vice-coordenadora desse GT Biênio 2019-2020. É Membro do 'GT Nacional da Década das Línguas Indígenas' (UNESCO) - 2022 a 2032, representando as licenciaturas interculturais do Brasil. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus Universitário de Porto Nacional, atuando como docente e orientadora de dissertações de Mestrado. Estuda as línguas Karajá (Macro-Jê), Tapirapé (Tupi-Guarani) e Avá-Canoeiro (Tupi-Guarani).
graduation at Letras from Universidade Federal de Goiás (1992), master's at Language from Universidade Federal de Goiás (1997) and doctorate at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (2006). Has experience in Linguistics, acting on the following subjects: povo tapirapé, curso de educação intercultural, língua avá-canoeiro (tupi-guarani), língua portuguesa and povo apyãwa.

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