Publicações no BrCris
 

Welisson Marques

Holds a PhD in Linguistics Studies from The Federal University of Uberlândia (2014); a Master's degree in Linguistics from the same institution. a Specialization in Methodology in the teaching of English language form The University of Uberaba (2006) and a degree in Languages and Literature (Portuguese and English) from The University of Uberaba (2007) in Brazil. He is currently a full-time professor at the Federal Institute of Triângulo Mineiro - Campus Uberaba teaching at graduation and post-graduation levels. He is the coordinator of the Professional Master's in Technological Education.
Pós-doutor em Educação / Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Linguística - fomentado pela CAPES - pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU) - Conceito CAPES/MEC 6; Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Uberaba. É, também, Bacharel em Direito e Bacharel em Teologia, e advogado inscrito na OAB-MG. Professor e Pesquisador em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atua como docente permanente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Tecnológica (PPGET/MPET/IFTM); no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal - Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT); e, também, na Graduação em Letras / Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (IFTM/UAB-MEC). É Proficiente em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge (UCLES/CPE) e Universidade de Michigan (Michigan University/ECPE) e em Língua Francesa possui os diplomas DELF (Diplômes d'Études en Langue Française). Tem especial interesse pelas relações entre educação, tecnologias, saberes e poderes e pelas construções de verdades, notadamente sobre aprendizes e aprendizagem de línguas no Brasil. Interessa-se, também, por questões atinentes a diferentes modalidades de discursos e suas relações com a semiologia, a memória e a produção de sujeitos na história. Parecerista ad hoc de revistas científicas na área de Educação e Linguística. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais em português, inglês e francês. É membro da associação internacional REED - Red de Estudios sobre Educación. É coordenador do projeto interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica e a Patton College of Education, da Universidade de Ohio (Estados Unidos). Foi presidente da comissão de implantação do Doutorado em Educação Tecnológica no IFTM (o primeiro doutorado do Instituto, aprovado em 2023). É autor das obras: Análise do Discurso Publicitário de Cursos de Idiomas. São Carlos: Pedro João Editores, 2015. 285 p.; Mensalão e Crise Política: o discurso de Veja ao significar o Partido dos Trabalhadores. Curitiba: Editora Appris, 2011. 155 p.; e co-organizador, juntamente com CONTI, Maria Aparecida; FERNANDES, Cleudemar Alves, das obras: Análise do Discurso e Semiologia. Uberlândia, EDUFU, 2015, 369 p.; e, também, Michel Foucault e o Discurso: aportes teóricos e metodológicos. Uberlândia: EDUFU, 2013, 270 p. Ademais, é líder do Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação, cadastrado no CNPq (GPDE/IFTM/CNPq).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •