Alexandra Augusta Pereira Klen
Alexandra Augusta Pereira Klen: é graduada (1988) e doutorada (1996) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou como pesquisadora convidada no Instituto de Produção e Logística (BIBA) na cidade de Bremen, Alemanha (1991-1994). Realizou pós-doutorados no BIBA, Alemanha (1997), e na Universidade Politécnica de Valência, Espanha (2007). É consultora de gestão empresarial e gestão da inovação no Brasil e em diversos países da América Latina e da Europa. É co-fundadora e coordenadora de dois Grupos de Pesquisa da UFSC: GSIGMA (Grupo de Sistemas Inteligentes de Manufatura, criado em 1996) e NIIDE-U (Núcleo Interdisciplinar de Inovação em Design Universal, criado em 2013). Participou de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil (CNPq) e no exterior (programas europeus ESPRIT, IST, INCO e KIT; programas de agências alemãs). Escreveu artigos publicados em diversos anais de conferências, revistas, capítulos de livros e relatórios técnicos.
Trabalha para a Comissão Europeia desde 1996 como avaliadora, rapporteur e revisora de projetos nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação, Inovação e Cooperação Internacional. Foi broker do Programa Europeu @LIS (Alliance for the Information Society) e Secretária da Assembleia Geral da SOCOLNET (Society of Collaborative Networks) de 2007 a 2012. Entre 2014 e 2017 avaliou mais de 250 propostas de projeto de inovação para a EASME (Executive Agency for SMEs ? European Commission).
De janeiro de 2009 a outubro de 2011 foi responsável pela área de Inovação da AXIA Value Chain - empresa de consultoria em gestão empresarial incorporada pela Ernst & Young em 2012. A partir de janeiro de 2010 também assumiu a área de Marketing da mesma empresa.
Em 2005 iniciou seus estudos na dança de salão e dedica-se ao Tango tendo aprofundado sua formação nessa área com cursos e especializações no Brasil e no exterior com os maiores nomes do Tango mundial. É bailarina e coreógrafa (DRT 0011113/SC).
Entusiasta e estudiosa da cultura, desde 2011 realiza atividades voltadas à arte-educação, concentrando parte de seus esforços nas áreas de produção e gestão cultural assim como na pesquisa da relação entre dramaturgia e dança com ênfase nas práticas dramatúrgicas de estruturação e organização de espetáculos por meio das mais variadas formas de construção. Envolveu-se diretamente na ideação, concepção, execução, produção e gestão de diversos projetos artísticos e culturais (patrocinados por Leis de Incentivo e apoiados por empresas, assim como projetos de extensão da UFSC).
Começou em 2015 um processo de aproximação e aprofundamento no mundo da interpretação-criativa e da direção geral e artística de espetáculos, principalmente através dos trabalhos concebidos com a Dois Pontos Cia de DançaTeatro, da qual é co-fundadora. Junto com o elenco da Cia fez a abertura e também participou como jurada de todas as etapas do Festival Escolar Dança Catarina nos anos de 2017, 2018 e 2019 passando por mais de 60 cidades, além de ter realizado turnês no Brasil e no exterior.
É idealizadora e coordenadora do Projeto CITRUS (Centro de Inovação Artística e Científica) que surgiu para dar vazão ao seu propósito pessoal de convergir saberes e fazeres artísticos e científicos, uma iniciativa sócio-educacional e bilíngue (Português-Libras).
No dia 23 de março de 2016 recebeu da Câmara de Vereadores de Florianópolis a Medalha e Diploma Francisco Dias Velho destinada, como demonstração de reconhecimento do povo de Florianópolis, ao cidadão florianopolitano que contribuiu notavelmente à comunidade, Estado e País, nas Artes e nas Ciências.
Foi semifinalista do FameLab 2020 considerado uma das maiores competições de comunicação científica do mundo e realizado em 32 países pelo British Council.
Atualmente ? e já muito antes -, realiza estudos, pesquisas e experiências que correlacionam Arte e Ciência.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
