Thelma Lima da Cunha Marreiro
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PPGEDA- REDE EDUCANORTE - Polo Universidade Federal do Amazonas/UFAM), linha de pesquisa - Saberes, Linguagens e Educação; e estudou na Universidade de Coimbra/Portugal (UC/PT) Doutorado em Antropologia Social e Cultural (Incompleto), pelo Departamento de Ciências da Vida - (UC/PT), possui Mestrado em Educação (2007) e Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia (2002)pela Universidade Federal do Amazonas, graduada em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação (1990) no Instituto Adventista de Ensino, em São Paulo. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), (2015) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), (2019). Membro da Comissão Institucional da Banca de Heteroidentificação do IFBA, com curso em Formação para Membros Permanentes de Banca Heteroidentificação Racial para Servidores/as do Ifba. Atualmente é Coordenadora de Indígenas e Povos Tradicionais do Departamento de Políticas Afirmativas 9CIND/DPAF/REITORIA/IFBA). Ministra as disciplinas de: Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, do Estudo, Estágio Supervisionado I, II e III e TCC I, II e III, Abordagens Sócio-Antropológicas, Seminário de Cultura Amazônica, Elaboração de Projetos de Pesquisa e Relatórios Técnicos, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Antropologia e Educação, Pedagogia e Cultura Contemporânea, Didática Geral, Educação Indígena, Sociedades Indígenas e Educação. Atuou como Professora Formadora no Programa Saberes Indígenas (2014-2016) nas áreas de Letramento e Alfabetização; Numeramento. Atua principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica - saberes indígenas - ateliê pedagógico - professor reflexivo - arte e educação - projetos de trabalho - educação indígena - meio ambiente - Amazônia, práxis - interculturalidade - professor indígena, etnografia, cultura contemporânea, projeto político-pedagógico - cultura sateré-mawé - ressignificação de estratégias de ensino e relações étnico-raciais, materiais didáticos virtuais.
graduate at Pedagogia from Faculdade Adventista de Educação (1990), master's at Sociedade e Cultura na Amazônia from Universidade Federal do Amazonas (2002) and master's at Mestrado em Educacao from Universidade Federal do Amazonas (2007). , acting on the following subjects: educacao - meio ambiente - amazonia, leitura - socioeconômico - ação pedagógica, paricatuba - etnografia - cultura, interculturalidade-práxis-professor and intrcultural-ressignificação-estratégias.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos