Publications in VIVO
 

Adriano Salmar Nogueira e Taveira

Jornalista pela PUC de Campinas (1974). Especialista em Educación Y Movimento de Jovenes. Javeriana/PUC Bogotá, Colombia,1975. Pedagogia Complement. Curricular UNICAMP.1979. Mestrado Filosofia/Hist. da Educação UNICAMP, 1985. Doutor em Educação/Curriculo. PUC-SP, 1992. Posdoutor em Arte, Ciencia e Educação pela Universidade de Bolonha, Italia, 1995. Posdoutor AMBIENCIA. Ciência,Tecnologia e Sociedade, Nucleo NIMEC-.UNICAMP, apoio FAPESP. : 2000. . Assessor/orientador no doutorado: La Mediación Pedagógica - Universidad de La Salle, Costa Rica 2000-2003..,Consultor da Academia de Ciencias Argentina,sección Mendoza. Assessor do Proyecto Kelluwun, Universidade de la Frontera/Ministério de Educación, Temuco (Chile) 1997-2005. Consultor do Programa PNUD, das Nações Unidas no Ministério da Cultura, Programa Pontos de Cultura, 2008 a 2010. Foi professor-pesquisador da Universidade Nove de Julho (UNINOVE-S.P ), PROGEPE, Mestrado Gestão e Práticas Educacionais - 2009 até 2018.. Foi Instrutor (sem vínculo empregatício) nos cursos Gestão Cultural - Parceria grupo de Pesquisa GrupGeCultE (CNPq) e Inst. Fed. Educação e Ciencias Sul de Minas Gerais, 2012-2016, São Cursos vinculados e subsidiados pelo Grupo de Pesquisa- GrupGeCultE-Gestão Cultural e Escolarização - CNPq .. Assessora Secretarias de Educação para a formação de quadros e elaboração de indicadores de qualidade na educação básica. Professor visitante nas univers. San Luis,desde 2012 (Programa Curricularización de las relaciones universidad/comunidad) e na Universidad de Quilmes, no curso "Diplomatura en Educación Popular", em convênio com Universidad Academia Humanismo Cristiano, em Santiago (Chile), em 2012; atualmente colabora, na Univ.Nacional de Quilmes, com o programa de Intercambios Argentina Brasil. Desde 2018 é docente-colaborador com o mestrado profissional em educação/Fac. Educação/Unicamp. Estuda filosofia e historia como subsidio à pesquisa educacional nos enfoques: (.1.)cultura popular e senso comum, o saber prévio e necessário ao saber cientifico; (.2.) a epistemologia como convivência ---democrática e acadêmica--- entre formas de conhecimento; (.3.) fundamentos ético-estéticos da escolarização e movimentos: na educação pública, na cultura, na saúde pública. Publicou, dentre outras obras, "Que Fazer: teoria e prática em educação popular"(na 13 edição), "Fazer Escola conhecendo a vida", "Na escola que fazemos", "Reencontrar o corpo", "Trabalho, comentário, reflexão",. Estendendo Fronteiras.....Publicou SALA de AULA: o lugar da vida?. na obra Sala de Aula: que espaço é este?., atualmente na 17 edição - org.: Regis de Moraes. Priorizando algum enfoque dentre os acima mencionados participou nas publicações recentes, tematizando:: (.1.) Alfabetización en Ciencias.. Mexico, Buenos Aires, Barcelona. Siglo XXI editores.2016.(.2.) Experiencia, sentido e significado: o Circulo de Cultura como subsidio à escolarização. in: Circulos de Cultura: teorias, práticas e praxis. Orgs.Spigolon, Nima & Campos, C.(.3.)Pesquisa e Democracia, em: "Reflexão,Memória e Intervenção na pratica pedagógica", orgs. .Baptista, AnaMaria Haddad e Mafra, J., explicitando pressupostos da pesquisa na intervenção - conforme critérios em desenvolvimento no mestrado profissional PROGEPE.(.4.) SÓCRATES BRASILEIRO, para uma democracia popular. Obra de BAGNARELLI, Katia (co-org. fotográfico).(5.) a RedePedagógica e o Circulo de Cultura virtual, na sistematização coletiva: A experiência do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas educativas. Orgs.Bioto-CAvalcanti e Teixeira. (6) O Circulo de Cultura como experiência epistemológica - Fundação Memorial da América Latina/Seminário PROGEPE-PPGE/Uninove.(7) Circulos de Cultura - teorias e práticas - Grupo GEPEJA/Fac.Educação-Unicamp.
graduate at Comunicaçoes Jornalismo Relações Públicas from Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1974), graduate at Pedagogia from Universidade Estadual de Campinas (1979), master's at Education from Universidade Estadual de Campinas (1984) and ph.d. at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Has experience in Education, acting on the following subjects: a cultura popular como saber prévio ao saber cient, epistemologia e convivencia entre saber cientifico, a formação de professores escola publica em situaç, educação - fundamentos da and etnociencia.

Research Areas research areas

  •  
  • Overview
  •  
  • Affiliation
  •  
  • Publications
  •  
  • Research
  •  
  • Teaching
  •  
  • Identity
  •  
  • View All
  •