Publicações no BrCris
 

Flavia Rezende Valle dos Santos

Concluí a Licenciatura em Física pela UFRJ em 1980 e atuei no ensino médio público e privado por 10 anos. Concluí o mestrado em Educação pela UFRJ em 1988 com dissertação sobre uma proposta curricular de Física implementada com o uso de software educacionais elaborados pela equipe de Física do projeto EDUCOM-UFRJ, da qual participava. No Doutorado em Educação na PUC-Rio defendi, em 1996, tese sobre a hipermídia no ensino de Física. Em 1997, iniciei minha carreira docente no Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ, tendo atuado como vice-coordenadora por 10 anos e como coordenadora no período 2010-2011. A orientação de estudantes de mestrado e de iniciação científica foi contexto para a pesquisa sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação em ciências, tendo como referencial teórico o construtivismo e o sócio-interacionismo. Fui membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) no período de 2009 a 2011. A perspectiva sociocultural foi a base teórica para orientação de mestrandos e doutorandos a partir de 2006, tendo como objetos a qualidade da educação científica (Observatório da Educação, CAPES, 2008), a formação de identidades docentes, o impacto dos mestrados profissionais na qualidade da educação científica (Observatório da Educação, CAPES, 2012) e perspectivas docentes em vários contextos educacionais. Minha experiência como lead editor no periódico Cultural Studies of Science Education (Springer), a partir de 2012, trouxe a oportunidade de desenvolver uma maior apropriação da perspectiva sociocultural na área de Educação em Ciências, em âmbito internacional. Em 2015, concentrei minhas atividades de pesquisa e de orientação como docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física da UFRGS, o que tem se traduzido em parceria com docentes e discentes e no aprofundamento do quadro teórico sociocultural, ampliado para referenciais pós-coloniais e pós-estruturalistas. Com esse quadro teórico, temos investigado discursos hegemônicos e contra-hegemônicos na área de Educação em Ciências. Na função de editora associada do periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física, tenho contribuído para a melhor identificação da revista com a área.
graduate at Física Licenciatura from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), master's at Education from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) and ph.d. at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Has experience in Education, focusing on Educational Technology, acting on the following subjects: ensino de física, educação a distância, formação continuada, hipermídia and informática na educação.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Serviço
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •