Pesquisadora pós-doutoral e leitora de Língua e Literatura espanhola (Programa AECID do Ministério espanhol de Relações Exteriores) no Departamento de Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Os seus interesses investigadores estão focados no teatro como acontecimento social performativo nas sociedades urbanas ibéricas do século XVIII e nas práticas de poder ligadas à atividade teatral. Na tese de doutorado, "O teatro na Galiza urbana do século XVIII: funcionalidade e confluência com o campo do poder (Ferrol e Corunha: 1768-1806)", defendida na Universidade de Santiago de Compostela (2019), estudou estas questões à luz dos mecanismos de transferência e aquisição de 'capital simbólico' (Bourdieu) e dos dispositivos de vigilância, domesticação e disciplinamento social (Foucault) mobilizados nos coliseus públicos galegos. Na atualidade desenvolve um projeto de pesquisa pós-doutoral em torno das continuidades e descontinuidades nas práticas e funções sociais e políticas da atividade teatral entre os séculos XVI e XVII -o período canonizado do 'Siglo de Oro'- e o século XVIII, na passagem dos corrais de comédia aos coliseus à italiana. O corpus privilegiado desta investigação é a produção teatral breve espanhola (entremezes, loas, jácaras, bailes), dada a sua incorporação de elementos carnavalizadores (Bahktin) e a sua maior conexão e capacidade de transmissão do comportamento do público teatral, especialmente de aquele de condição mais popular.
Realizou estágios de pesquisa no Departamento de Historia Moderna e Historia Contemporánea da Universidad Complutense de Madrid e no Institut d?Histoire Moderne et Contemporaine da École Normale Supérieure (ENS) em Paris.
Possui graduação em Filologia Galega (2008) e em Filologia Portuguesa (2008) pela Universidade de Santiago de Compostela, obtendo, correspondentemente, o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Excelência Acadêmica e no Prêmio Final de Estudos Universitários da Comunidade Autônoma da Galiza; mestrado em Estudos Teóricos e Comparados da Literatura e da Cultura (2009) e é doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de Santiago de Compostela (2019). Para além disto, foi bolsista no Parlamento de Galicia (2014), a câmara legislativa do governo da Comunidade Autônoma da Galiza, realizando atividades como tradutora e revisora linguística no setor de Publicações.
É integrante do Grupo GALABRA da Universidade de Santiago de Compostela desde 2006 e do Grupo de Pesquisa Estudos e Traduções de Teatro Espanhol (CNPq), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2020.