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Fernando Jaeger Soares

Biólogo formado pela UNISINOS, Mestre em Ensino de Ciências pela ULBRA, Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto de Tecnologia da Florida e Técnico em Química pela Fundação Liberato.Desde 1985 quando iniciou seus conhecimentos de informática educacional na linguagem de programação Basic e Logo Fernando tem trabalhado como professor. Nessas três décadas construiu sua carreira em torno de três áreas de interesse profissional distintas sendo: 1) o ensino de ciências e biologia na educação formal, dedicando maior atenção à ecologia e à biologia da conservação; 2) a gestão do impacto ambiental que ocorre na interação do ser humano com o meio ambiente, sempre com uma ótica crítico-científica sobre as implicações ecológicas, sociais, e econômicas das diversas iniciativas pró-ambiente que emergiram neste período, e 3) a tecnologia da informação como forma de facilitar a comunicação e a construção de conhecimento científico.No Brasil Fernando lecionou ciências e informática educacional para o ensino fundamental, biologia para o ensino médio e ecologia para o ensino técnico profissionalizante. Além de suas aulas na educação formal, Fernando trabalhou no Centro Municipal de Educação Ambiental Estação Ecologia, em Estância Velha, RS responsabilizando-se pelas oficinas do laboratório e pela construção de um banco de dados catalogando dezenas de oficinas na área. Como consultor Fernando ministrou inúmeras palestras, oficinas e cursos de capacitação de curta duração, a maioria voltados para professores da educação básica e para o quadro técnico de gestão ambiental municipal, nas áreas de educação e meio ambiente. Em Garopaba, SC, trabalhou como coordenador conceitual no início do projeto Gaia Village, onde teve a oportunidade de participar da organização de uma sequência de 16 eventos em sustentabilidade comunitária e regional que consolidaram aquele projeto.Nos EUA também diversificou sua atividade profissional lecionando: 1) a disciplina de Survey of Science que incluía uma introdução à Física, Química, Biologia, Geologia e Astronomia no ensino superior para alunos de cursos em que as ciências naturais não são vistas como tópico curricular tradicional; 2) a disciplina de University Experience que visava preparar alunos do primeiro semestre para a vida acadêmica; e 3) mini cursos em computação para a comunidade do Women?s Business Center de Melbourne, FL, que incluía conhecimentos de aplicativos do pacote MS Office, o sistema operacional Windows e tópicos de segurança digital.Fernando passou mais de 7 anos de sua vida fora do Brasil viajando, trabalhando e estudando incluindo Portugal, Holanda, Inglaterra, Austrália, Indonésia, e por último os EUA. No Instituto de Tecnologia da Florida trabalhou em várias linhas de pesquisa sendo: 1) pesquisa educacional coordenando a coleta de dados no sul da Florida junto ao projeto National Environmental Literacy Assessment financiado pela North American Association for Environmental Education; 2) pesquisa governmental no Activity Based Total Accountability Institute envolvendo datamining para contribuir com a transparência das contas públicas; e 3) pesquisa na área da saúde com análise de dados para o desenvolvimento do aplicativo Pocket Buddy para dispositivos móveis que visava amenizar os impactos advindos dos sintomas do Alzheimer. Ainda nos EUA Fernando obteve um certificado de reconhecimento pelos seus estudos e aprovação de seu projeto de pesquisa para obtenção do Ph.D., tendo concluído os três primeiros capítulos de sua tese. Dada a complexidade e magnitude deste projeto que visava examinar as relações entre alfabetização ambiental, fatores situacionais, comportamento ambientalmente correto e impacto ambiental sob a forma de emissões de gás carbônico, o mesmo não fora concluído dentro do prazo hábil e, embora com uma experiência acadêmica imensa, Fernando retornou ao Brasil sem o título de doutor.

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