Caroline Monteiro Jacintho de Oliveira
Eu sou artista e pesquisadora. Graduada em jornalismo. Mestre em artes visuais (2018) pelo programa associado de pós graduação UFPE?UFPB, na linha de pesquisa História, Teoria e Processos de Criação, com a dissertação "Invólucro: Arte-Vida, Performance e Cinema de Fluxo".
Esta dissertação-ensaio tem como solo as relações entre a arte e a vida, inserida na seara das artes nomeadas de ?arte-vida?. Neste entendimento de produção artística a obra seria a própria vida que se vive. O meu princípio fundamentador é na ideias de Allan Kaprow: criador dos happenings, professor universitário e teórico da arte. Interdisciplinar, este tema das conexões entre arte e vida vai de encontro aos interesses da performance ? como na ideias de Marvin Carlson, Richard Schechner, Eleonora Fabião, entre outros ?, assim como do "cinema de fluxo", na visão de Stéphane Bouquet, Jean-Marc Lalanne, Jacques Aumont, Luiz Carlos Oliveira Jr. O foco em questão é o meu processo criativo neste meu primeiro documentário "Invólucro" (2015), que considero dialógico a alguns enunciados críticos deste chamado "cinema de fluxo". Eu transito pelos cruzamentos e convergências relacionados à ?estética da existência?, evocada por Foucault; e o conceito de "produção de presença", trabalhado pelo filósofo Hans Ulrich Gumbrecht; entre, obviamente, outras reflexões e autores descendentes dessa linhagem. Por fim, também exercito ?a prática da escritura como laboratório de pensamento".
Na minha trajetória profissional, venho atuando de forma diversa e fronteiriça entre a comunicação, o audiovisual e as artes. Desenvolvo pesquisas e escritos artísticos que estão fundamentadas neste conceito de arte-vida, imbricado nas minhas realizações cinematográficas. No momento, tenho priorizado a carreira de documentarista e lancei, nesse último dia 11/12/2021, o meu segundo longa-metragem enquanto roteirista e diretora, chamado "Miami-Cuba" ? que ganhou os prêmios de melhor roteiro e filme pelo júri popular no FestAruanda, além de obra mais vista na plataforma AruandaPlay. Lancei o curta experimental e performativo ?nova sinfonia cotidiana? versão PE, que ainda terá uma versão PB. Escrevo um roteiro com intenções híbridas entre o documentário, o experimental e o ficcional chamado ?Mulungu?, entre outros projetos.
Desempenho funções como: escrita, articulação e/ou assessoria de projetos artísticos e culturais ? além dos meus; produção; figurino; jornalismo; entre outras afins; sempre com o foco em cinema e artes visuais.
Também tenho intenção de atuar como assistente de direção e docente. E comecei a ter experiências com curadoria: idealizei a exposição em artes integradas "Modos e Modas no século XX" ? em 2012, no Recife-PE; realizei a curadoria do "Cine Jacaré", cine clube de movimentação reflexiva do ateliê do artista plástico Jacaré através da exibição e debates de filmes ? em 2019 e 2021, no Recife-PE; integro encontros e mesas, e hoje lives, de debates cinematográficos ? em especial, na Paraíba e Pernambuco, mas com algumas ações pontuais em Fortaleza-CE, Juazeiro-Bahia e Niterói-RJ.
Fui figurinista em mais de 15 filmes paraibanos e pernambucanos. Como o média-metragem "Ela Morava na Frente do Cinema" (2011), de Leonardo Lacca-PE; os longas, ?Eles Voltam?(2012), no qual também trabalhou como assistente de produção executiva, e ?Paterno?(a ser lançado), ambos de Marcelo Lordello-PE; o média ?O Matador de Ratos?(2013), de Arthur Lins-PB; o longa ?BatGuano?(2014), de Tavinho Teixeira-PB; o curta ?Aroeira? (2016), de Ramon Batista, entre outros.
Prestei serviços de comunicação para a Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Paraíba em 2015 e o Instituto Cultural Casa do Béradêro entre 2013 e 2015 - para o qual também produzi oficinas culturais com viés pedagógico. Produzi localmente a exposição ?Carybé - As Cores do Sagrado?, que aconteceu na Caixa Econômica Cultural do Recife em Maio/Junho de 2015.
bachelor's at Comunicação Social from Universidade Salgado de Oliveira (2006). He is currently coordenação cultural, produção e comunicação at Instituto Cultural Casa do Béradêro. Has experience in Arts, focusing on Arts, acting on the following subjects: figurino, filme, produção, curta-metragem and moda.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
