Bachelor's at Economy from Universidade Federal Fluminense (1979), master's at Scientific and Technological Policy from Universidade Estadual de Campinas (1995) and doctorate at Scientific and Technological Policy from Universidade Estadual de Campinas (2003). Has experience in Economy, focusing on Technological Changes, acting on the following subjects: technological innovation, intellectual property and agriculture, partnership and intellectual property, plant variety protection, innovation systems and research networks.
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado (1995) e doutorado (2003) em Política Científica e Tecnológica pelo Instituo de Geociências Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP.
É Especialista Sênior em Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) desde julho de 2015, Autarquia na qual ocupou os cargos Coordenador Geral de Articulação Institucional e Difusão Regional entre outubro de 2005 e outubro de 2008, de Diretor de Cooperação para o Desenvolvimento entre outubro de 2008 e maio de 2011, e de Assessor de Assuntos Econômicos entre maio de 2011 e julho de 2015. É professor permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado e do Doutorado Profissional em Propriedade Intelectual Inovação e Desenvolvimento da Academia da Propriedade Intelectual do INPI desde julho de 2015, onde entrou por meio de concurso público. Atua como responsável pelas Disciplinas Inovação e Desenvolvimento Mestrado, Inovação e Desenvolvimento
Doutorado ,Propriedade Intelectual no Agronegócio e Análise Sócio Econômica de dados Primários de Propriedade Intelectual do Programa de Pós-graduação de Mestrado e do Doutorado Profissionais em Propriedade Intelectual e Inovação da Academia da Propriedade Intelectual do INPI. Colíder do Grupo de Estudos Estratégicos em Propriedade Intelectual e Inovação para o setor de Defesa da Academia do INPI. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: articulação institucional, propriedade intelectual no agronegócio, propriedade intelectual e pequenas e médias empresas, indústria de direitos de autor, inovação tecnológica, institutos públicos de pesquisa e sistemas de inovação e redes de pesquisa, assim como em análises estatísticas e socio econômicas de dados primário de propriedade intelectual.