Possui graduação em Letras, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1974), na área de Português-Latim; especialização em Letras, na área de concentração em Lingüística, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980); Mestrado em Letras, na área de concentração em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987); Doutorado em Letras, na área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Pós-Doutorado, realizando estágio na Pós-Graduação em Letras da PUC/MINAS (2003), com ensaios sobre Guimarães Rosa, voltados para a discussão das narrativas da modernidade, contradições da herança (linguistica,literária e cultural) e discursos sociais de liminaridade, a partir da dimensão do ver, do não ver, da cegueira e do anômalo. Atualmente é professora aposentada e colaboradora voluntária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Tem experiência na área de Letras, sempre com caráter multidisciplinar, dedicando-se também aos estudos da modernidade e pós-modernidade,desenvolvendo os seguintes temas: imaginário, leitura e literatura, a ilegibilidade, novas singularidades, paradigmas ético-estéticos (Félix Guattari), territorialização, desterritorialização e reterritorialização, rizoma, rostidade, corpo sem órgãos, literatura menor (Deleuze e Guattari); diferença e repetição, animal-escrita, imagem-tempo, lógica do sentido e lógica das sensações (Deleuze); discursos de trânsitos, arqueologia dos saberes e arquivo, perfomances narrativas, ficcionais e poéticas; literatura e sistemas intersemióticos. De Roland Barthes, interessa-se pelo trabalho com os signos, a fotografia e as formas de espacialidade como a cozinha dos sentidos.De Julia Kristeva, sublinha a problemática da literatura e a abjeção, relacionando leituras benjaminianas. Estuda a semiótica de Charles Sanders Peirce, associada às relações de signo em Deleuze, em Imagem-movimento; Abarca nesse conjunto múltiplo a literatura infanto-juvenil, o redimensionamento da infância e as novas textualidades que esta produz na contemporaneidade. Preocupou-se, através de pesquisas vinculadas ao GT Metafísica e Tradição/PPGFIL/UFRN e ao Grupo de Estudos MYTHOS-LOGOS, com o que diz respeito à permanência ou ao questionamento da dimensão ontológica e da mitopoética em obras da literatura nacional e outras. Aborda sistematicamente e por meio de projetos institucionais, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, João Gilberto Nolll, Nélida Piñon, Ana Cristina César, Glauber Rocha e outros escritores da literatura. Contempla, atualmente, aspectos contemporâneos que envolvem outras perspectivas filosóficas, quais a filosofia mestiça de Michel Serres, o pensamento de Jacques Derrida, voltado para a constituição do animal autobiográfico, o mal do arquivo, o questionamento das visibilidades, conjugando essa concepção com as problemáticas da desocularização e do obs-cenus em Bataille. Em Michel Foucault, busca posicionamentos sobre a estética, linguagem e literatura, pintura e o conceito de heterotopia. Na filosofia politica de Jacques Rancière, interessa-se por sua poética do saber, as políticas da escrita, da literatura, da estética, no sentido da partilha do sensível e do inconsciente estético. Utiliza ainda o conceitual lacaniano da discussão da letra, a escrita e a verdade, a escrita e a fala, o litoral da escrita e a dimensão imaginária da "lituratera". Preocupa-se também com o discurso crítico na América Latina, associando-o aos estudos e perspectivas já aqui mencionados, tendo publicações sobre a literatura deJorge Luis Borges. O que move a amplitude da produção da autora é a constante necessidade de reflexão e atualização e crítica, considerando o caráter multidisciplinar do pensamento contemporâneo, os novos conceituais, novas percepções, a multiplicidade de objetos poéticos e a pluralidade de sentidos que deles emergem.