Publicações no BrCris
 

Flavia Maria Cruvinel

Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC-UFG. Doutora em Educação, linha de pesquisa "Educação, Trabalho e Movimentos Sociais", pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG; mestre em Música e especialista em Música Brasileira no Século XX, área de concentração Educação Musical, ambos títulos concedidos pela EMAC-UFG e bacharel em Direito pela mesma instituição. É vice-líder do Grupo de Pesquisa "Músicas e Processos Formativos?/EMAC-UFG e membro dos Grupos de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Patrimônios, Artes, Memórias, Habitar e Expressões Culturais/UFG, MOUSIKE - Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical/Instituto Federal de Goiás e Laboratório experimental de direção de arte (LEDA)/EMAC-UFG.. É integrante do History Standing Committee e da Community Music ActivityCommission ligadas a Internacional Society for Music Education e do Caravelas. - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira ligado a Universidade Nova de Lisboa. Coordena os Grupos de Trabalho Especiais "História da Educação Musical" e "Educação Musical em Espaços Alternativos de Formação" ligados à Associação Brasileira de Educação Musical. É autora de inúmeras publicações, com destaque aos livros ?Educação Musical e Transformação Social: uma experiência com Ensino Coletivo de Cordas? (2005) e ?Música e Poder: o habitus cortesão bragantino nos trópicos? (2022). Como gestora foi Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (2014-2022), Diretora de Cultura da UFG (2018-2022), Coordenadora Geral de Cultura da Universidade Federal de Goiás (2009-2016) e Coordenadora do Curso de Educação Musical da Escola de Música e Artes Cênicas (2007-2010). É idealizadora do ENECIM - Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical, iniciado em 2004, coordenando cinco edições até 2020. Ativa como representante na área cultural, foi Membro Titular da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, segmento Música, do Ministério de Cultura - MinC (biênio 2013-2014), indicada pela Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM. Além de sua atividade como professora e pesquisadora, também atua como gestora e produtora cultural, com destaque aos seguintes eventos como criadora e realizadora: Projeto Música no Câmpus, Lives #CulturaNaUFG, Caravana Cultural Goiás, Goiânia Ópera Festival, Série Música Consciente, Série Músicas, Série Todas as Artes, SBPC Cultural/2011, Brazilian Kaleidoscope (ISME-Grécia 2012). Ao longo da sua trajetória recebeu as seguintes distinções: ?Diploma de Destaque Cultural do ano? pelo Conselho de Cultura do Estado de Goiás (2003 e 2011), ?Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira? pelos relevantes serviços prestados ao estado de Goiás (2011), Troféu Medalhão da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG) que agraciou as ?Mulheres que engrandecem o Estado de Goiás? (2015), Diploma de Honra ao Mérito Cultural - Troféu Buritis, pelo Conselho Municipal de Cultura de Goiânia (2015). Em 2013 foi considerada como umas das ?75 Mulheres de Referência? do Estado de Goiás pelo Jornal ?O Popular?. Foi coordenadora da área temática Cultura no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (2019-2021) e coordenadora do Forcult - Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (2020-2021). Atualmente é coordenadora da Rede de Cultura IPES-GO., integrante da comissão coordenadora da Comissão Artística e Permanente de Produção Cultural e Artística da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu, membro da diretoria da Internacional Society for Music Education (2020-2022) e Diretora de Artes e Culturas do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia - CETT-UFG.
graduation at DIREITO from FACULDADE DE DIREITO/UFG (1995), master's at Música from Universidade Federal de Goiás (2003) and doctorate at Education from Universidade Federal de Goiás (2018). Has experience in Arts, focusing on Music, acting on the following subjects: educação musical, ensino coletivo de instrumento musical, ensino coletivo de cordas, educação musical e transformação social and relações interpessoais.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •