Edna Apparecida Moura Arcuri
Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação Bento de Abreu de Araraquara e em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1964), mestrado na EEUSP (1976), doutorado em ciências no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (1985) e pós doutorado nas universidades de San Francisco,Oxford e Milão. Atualmente é professora titular da Universidade Guarulhos e professora titular aposentada da Escola de Enfermagem da USP. Linha de pesquisa voltada para o estudo da influência do manguito na medida da pressão arterial, iniciada a partir do doutorado e levantamento de hipóteses sobre o prejuízo no diagnóstico e tratamento da Hipertensão Arterial em pessoas com circunferência braquial menores de 29 cm, o que atinge a maioria da população mundial. Em 2015 completa 33 anos de estudo longitudinal, no qual vem confirmando hipóteses referentes ao risco cardiovascular devido medidas imprecisas da pressão arterial (AVE, infarto), além da gestação (eclampsia, pré-eclâmpsia, descolamento prematuro da placenta). Conferências e aulas abordam outros temas como Pesquisa em Enfermagem; Ciência , Ética, Tecnologia e Filosofia da Ciência. Representou a America Latina nos 75 anos da Academia Norte-americana de Enfermagem-Sigma Theta Thau, quando desafiou as colegas americanas a conhecerem a produção científica realizada nos demais paises, gerando a publicação de Edwina A. McConnell-consultora da academia- "Nursing Publications Outside United States (J Nurs scholarship 2000;32(1):88-9).
graduate at Enfermagem from Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1964), master's at from Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1976) and ph.d. from Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (1985). Pos-doc at the Universities of San Francisco, Oxford and Milan. Experience in Nursing, focusing on Hypertension area: cuff size effects, blood pressure measurement and cardiovascular risk factors.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos