Profa. Drª Priscila Almeida Cunha Arantes
graduate at FILOSOFIA from Universidade de São Paulo (1989), master's at Comunication from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) and ph.d. at Comunication from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Has experience in Arts, focusing on Arts, acting on the following subjects: arte, ciberarte, tecnologia, mídias digitais and estética.
é critica , curadora , professora e pesquisadora no campo da arte, curadoria, museu e estética contemporânea. É formada em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutorado pela Penn State University (USA) e UNICAMP. Pesquisadora produtividade PQ 2 (Cnpq-2017/2021) é diretora adjunta da Faculdade de Filosofia, Letras e Artes da PUC/SP, docente do curso em Arte: História, Crítica e Curadoria, pesquisadora colaboradora do MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea) com o projeto Museu, Arte e Memoria: politicas e poéticas contra o esquecimento e professora titular do PPG em Design da UAM,
É diretora e curadora do Paço das Artes (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) de 2007 a 2020. Entre 2007 e 2011 foi diretora adjunta do MIS (Museu da Imagem e Som/SP) atuando na curadoria de programação. É lider dos grupos cadastrados no CNPq Arte, Memória e Mídia e Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC/SP. É convidada em 2019 para presidir o Comitê Internacional da ARTECH bem como realizar curadoria da exposição em Portugal (Braga). Integra desde 2012 o Conselho Editorial do Journal of Science and Technology of the Arts (Portugal/Universidade Católica do Porto) e o Conselho editorial do DAT ( Journal of Design, Art and Tecnology). É colaboradora editorial convidada da Flusser Studies, bem como da Revista Francesa ARTELOGIE, da E'cole des Hautes Etudes em Sciences Sociales. Nesta última desenvolve numero sobre Arte e Mídia na América Latina. Integra como convidada desde 2018, o ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura ancorada em três instituições portuguesas ( Universidade do Porto, Aveiro e do Cavado).
É membro do CAA (College Art Association/USA) desde 2012, organizando mesas temáticas tais como Curating Latin American Art, do CIMAM (International Committee for Museums and Collections of Modern Art) . É vice presidente da ABCA ( Associação Brasileira dos Críticos de Arte) desde 2022 e membro da ANPAP (Associação Nacional de Artes Plásticas), sendo que entre 2008 e 2012 foi membro do Conselho Deliberativo da Associação. Entre os prêmios recebidos destacam-se o da Society of Latin American Studies para integrar a Conferência em Liverpoll (Londres/2016), da Fundacion Cisneros/Getty Foundation/ (2016), da Getty Foundation ( 2012) e o 48 Prêmio Jabuti (finalista) pelo livro Arte@Mídia:perspectivas da estética digital (FAPESP/SENAC). É autora de Reescrituras da Arte Contemporânea: história, arquivo e mídia (Sulinas, 2015), Arte @ Mídia: perspectivas da Estética Digital (Senac/FAPESP/2 ed.), co-autora de Estéticas tecnológicas: novas formas de sentir (EDUC/SP), Arte:história, crítica e curadoria e organizadora de inúmeras publicações . Como professora titular fez parte do Mestrado em Design do Senac e coordenou a pós-graduação lato sensu em Mídias Interativas da instituição. É parecerista ad-hoc da CAPES/MEC, FAPESP, CNPq e participa de congressos nacionais e internacionais tais como ANPAP, COMPOS, ISEA, CIMAM, CAA e integra júris de prêmios em arte contemporânea tais como Proac (Secretaria de Estado da Cultura), Videobrasil, Prêmio Jabuti, etc. Entre suas curadorias destacam-se : ARTECH ( Portugal/Braga), Limiares: Regina Silveira,Mulheres em Cena, Arquivo Vivo, Paradoxos da arte contemporânea: diálogos entre os acervos do MAC/USP e do Paço das Artes, Issoéosso disso: Lenora de Barros, Paço Comunidade: Mônica Nador (JAMAC), Abrigo de paisagem: Rodrigo Braga , Trajetórias Corpos Informáticos: Bia Medeiros (Caixa Cultural RJ/Brasília), Monumento Mínimo:arte como Emergência ( Oficina Cultural Oswald de Andrade), Imagens-Testemunho: Marcelo Brodsky (MIS/SP), I/legítimo: dentro e fora do circuito (MIS/SP). Em 2010 integra o Conselho Editorial da Revista do Polo de Arte Contemporânea da Bienal Internacional de SP.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos