Professor of Comparative Literature and Literary Theory at UFMG - Federal University of Minas Gerais, Brazil. Graduate at Letras from Universidade Federal de Minas Gerais (1985), master's at Brazilian Literature from Universidade Federal de Minas Gerais (1990), and ph.d. at Comparative Literature from UFMG (1995). Post-Doctorate in Cinema - University of London (2000) and in Comparative Literature (University of São Paulo, 2013). Her publications include As Vertigens da Lucidez - Poesia e Crítica em Octavio Paz); Voo Transverso - Poesia, Modernidade e Fim do século XX ; A Memória das Coisas ? ensaios de literatura, cinema e artes plásticas; O Cinema Enciclopédico de Peter Greenaway (ed.), O livro de Zenóbia (fiction), O Livro dos Nomes (fiction), O Animal Escrito (essay), As Ironias da Ordem - coleções, inventários e enciclopédias ficcionais (2010); Pensar/Escrever o Animal - ensaios de zoopoética e biopolítica (ed., 2011); A Vida ao Redor (writings), and Literatura e Animalidade (essay). She has experience in Literature, focusing on Literary Theory and Comparative Literature, acting on the following subjects: modern poetry, Octavio Paz, contemporary cinema, Peter Greenaway, encyclopedism, classification, Jorge Luis Borges, animal studies.
Professora titular de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFMG, atualmente atua como professora colaboradora da Pós-Graduação em Teoria e História Literária da UNICAMP. Possui mestrado em Literatura Brasileira pela UFMG (1990), doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição (1995); pós-doutorado na área de Cinema pela Universidade de Londres (1999/2000) e em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2012/2013). Foi Professora Residente do IEAT - Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (2009/2010). Publicou, entre outros, os livros: As vertigens da lucidez - poesia e crítica em Octavio Paz (tese de doutorado); Voo Transverso - poesia, modernidade e fim do século XX (ensaios); A memória das coisas ? ensaios de literatura, cinema e artes plásticas (ensaios); O livro de Zenóbia (ficção); O livro dos nomes (ficção); As ironias da ordem (ensaio); Escrever/Pensar o Animal (org. ensaios), A vida ao redor (crônicas), Literatura e Animalidade (ensaio), M de Memória (memorial), Longe, aqui. Poesia incompleta 1998-2019 (poesia), Pequena Enciclopédia de Seres Comuns (ficção) e Animalidades: zooliteratura e os limites do humano (ensaio). Desenvolveu, como pesquisadora do CNPq, os projetos Poéticas do Inventário (2004/2007), Bestiários Contemporâneos - animais na literatura (2007-2010), Zooliteratura brasileira: animais, animalidade e os limites do humano (2010-2014), Exercícios de animalidade na literatura contemporânea (2014-2018) e "Cães literários" (2018-2022). Seu projeto atual, iniciado em março de 2022, com bolsa de Produtividade do CNPq, intitula-se Zoo(auto)biografias: Vidas Animais e Subjetividades Híbridas na Literatura Contemporânea.