Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Ciência do Solo, com enfoque em Microbiologia e Bioquímica do solo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Ciência de Alimentos, com tese realizada na área da Microbiologia e Bioquímica Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado sanduíche em metaproteômica realizado no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de Córdoba (UCO), Espanha. Autor da primeira tese no Brasil a utilizar a abordagem metaproteômica em solos. Realizou pós-doutorado no laboratório de microbiologia molecular na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), tendo neste período realizado curso de aperfeiçoamento em Técnicas Avançadas de Proteômica no Centro Nacional de Biotecnologia (CNB) em Madrid, Espanha. Tem experiência na área da Microbiologia e Bioquímica Microbiana, atuando principalmente nos seguintes temas: Micro-organismos promotores de crescimento em plantas, biotecnologia agrícola, proteômica ambiental, biomarcadores moleculares de estresse ambiental e bioprospecção de compostos bioativos.
É professor adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, com projetos focados em bioquímica e biotecnologia ambiental. Foi professor visitante junto ao Ecological and Forestry Applications Research Centre na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Barcelona, Espanha.
bachelor's at Agronomia from Universidade Federal de Santa Maria (2002), master's at Agronomy from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) and doctorate at Science and Technology of the Food from Universidade Estadual de Campinas (2007). Has experience in Biochemistry, focusing on Biochemetry of the Microorganisms, acting on the following subjects: ecologia microbiana, metaproteômica, bioquímica microbiana, microbiologia do solo and filosfera.