Cyntia Aparecida de Araújo Bernardes
Possui graduação em Pedagogia (2008), é Especialista em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos (2019) e Mestra em Educação, com bolsa Cnpq (2011-2013), todos pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Autora do livro "Pedagogia Jurídica: contribuições do pedagogo em Varas de Infância e Juventude", pela Editora Dialética e coautora no livro "Pedagogia Jurídica no Brasil: questões teóricas e práticas de um campo em construção", pela Editora da UECE.
É servidora efetiva no Tribunal de Justiça de Goiás atuando na Secretaria Interprofissional Forense da Corregedoria-Geral da Justiça, como Assessora Técnica em Pedagogia, cujas atividades envolvem coordenar, planejar, avaliar, capacitar, dar apoio e assessoramento técnico às Equipes Interprofissionais das Comarcas Polo do Estado de Goiás; atender demandas dos juízes corregedores, tais como avaliações técnicas da área de competência da pedagogia e/ou interprofissionais.
Além disso, auxilia no desenvolvimento de projetos, entre os quais destacam-se: o Projeto Escuta, voltado à capacitação de profissionais da Rede de Proteção à infância e juventude e orientação de crianças e adolescentes sobre abuso sexual; o Projeto Amparando Filhos: Transformado Realidades com a Comunidade Solidária, voltado à articulação da rede de proteção aos filhos de mulheres presas. Atualmente, presta assessoramento técnico e é instrutora no Programa Pilares: edificando a cultura de paz nas escolas, que visa à formação de profissionais da educação como facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz e o Projeto Apoema, voltado à melhoria da qualidade das relações interpessoais no trabalho.
Atua ainda como tutora e instrutora em cursos promovidos pela Escola Judicial de Goiás (EJUG), como aqueles que fazem parte dos projetos citados e outros. Possui habilitação para atuar como facilitadora e instrutora de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz.
Tem experiência na Educação básica, com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem.
Atuou como docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no CEPAE/UFG, escola na qual também desenvolveu atividades em 2009/2010, participou de Projetos de Pesquisa como: Laboratório de Formação de Conceitos(Labrinco), Núcleo de Estudos e Pesquisas no Ensino de História (NESPEH) e Educação Inclusiva; participou do projeto de extensão "Prevenção ao uso de drogas: ação integrada entre o CEPAE e a família" e Projeto de Ensino Diferenciado Ponto de Apoio.
Atuou como professora regente e coordenadora pedagógica na Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia (2011-2013). Fez estágio em Educação Infantil no Colégio Marista (2008) e na Escola Especial Despertar (2005), e também trabalhou com jovens em defasagem de série- idade, quando atuou como professora temporária na Rede Estadual de Educação de Goiás (2003-2004).
Atuou na área de Pedagogia Empresarial, como Instrutora de Treinamento em empresa privada e no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Integrou o Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura Infantil - GEPELIN (2007-2010), participou como pesquisadora colaboradora da REDECENTRO (Rede de pesquisadores sobre professores(as) do Centro-Oeste), na pesquisa: "A produção acadêmica sobre o(a) professor(a): estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste", ambos vinculados à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.
Publicou também capítulos de livros, artigos em periódico, em anais de eventos nacionais e em Portugal, apresentou trabalhos em congressos e seminários e participou como ouvinte em vários congressos, seminários, minicursos e oficinas representativos no campo educacional.
bachelor's at PEDAGOGIA from Universidade Federal de Goiás (2008) and master's at Education from Universidade Federal de Goiás (2013). Has experience in Education, focusing on Education-Learning, acting on the following subjects: literatura infantil, inovação, literatura infantil em goiás, formação de professores and ensino de história.
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos