publicações selecionadas Trabalhando com adultos, formando professores Possibilidades da influência de fatores socio-econômico-culturais nas opções de formas de estudos supletivos, 1º grau (5ª a 8ª séries) e 2º grau, nível de suplencia da cidade de Campinas, SP,Brail, 1977
theses/dissertations advising As vozes dos educandos do Projeto Educativo de Integração Social - PEIS O direito à educação básica para jovens e adultos da modalidade EJA no Brasil : um resgate histórico e legal "Realidades da educação de jovens e adultos no ensino fundamental-presencial no Município de Itaituba(PA): desafios da gestão, do planejamento e das políticas educacionais na efetivação do direito à educação em escolas da cidade e do campo" A Formação do Professor na Prática Educativa com Adultos. Contribuições do Projeto Educativo de Integração Social - PEIS Capacitação de professores leigos a distancia : uma alternativa pedagogica desafiadora em Cabo Verde Recuperação de alunos : uma questão problematica A Educação de Jovens e Adultos no município de Valinhos: discutindo as políticas de formação de professores Análise da participação comunitária na permanência do aluno na escola pública do ensino médio de Itaituba-Pará-Amazônia-Brasil Uma experiência de consultoria em educação de jovens e adultos no semi-árido do Piauí: os limites das ações do Governo Federal nas políticas públicas. Educação e municipalização do ensino: o avesso de um direito Estudo do meio: formação - a trajetória para ler o mundo O fazer metodológico na educação de jovens e adultos: a prática no projeto educativo de integração social - PEIS. O direito à educação para jovens e adultos da modalidade EJA no Brasil: um resgate histórico e legal O financiamento da educação de jovens e adultos no periodo de 1996 a 2006 : farelos de migalhas Projeto Pedagógico e Política Educacional - Um estudo em escolas da rede estadual de ensino da Bahia Diálogo & Conscientização: A Maiêutica na sala de aula Diálogo e Conscientização: maiêutica e dialética na sala de aula A atuação do Supervisor Escolar nas escolas municipais de Araucária Uma escola pública para aluno adulto: do fazer ao saber. REALIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL- PRESENCIAL NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA (PA):DESAFIOS DA GESTÃO, DO PLANEJAMENTO E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO L Projeto pedagógico e política educacional: um estudo em escolas da rede estadual de ensino do Estado da Bahia Turmas especiais da habilitação profissional específica de 2º grau para o magistério a monitores de educação de adultos - um projeto político pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (1989/1992) Pedagogia da convivência: Elza Freire- uma vida que faze educação - re-escrevendo a história Supervisão de ensino : caracteristicas institucionais, mitos tipologicos e perspectivas emancipatorias Histórias e memórias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-peis: referências em políticas públicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores. Formação de educadores de jovens e adultos no contexto das políticas públicas Uma experiência de consultoria em educação de jovens e adultos, junho a dezembro de 2007, no semi-árido do Piauí: limites das ações estratégicas do Governo Federal nas políticas públicas Tendência Paradigmática de Administração Na Escola Pública Estadual, Fundamental e Média de Pirassununga - Sp Gestão educacional em áreas de transição: uma contribuição à metropolização. Educação popular : uma experiencia no cenario dos anos 90 O processo de Constituição de políticas públicas para a formação de educadores de jovens e adultos. Experiências formativas na cidade de São Paulo no período de 1989 a 2000 "Memórias e representações sociais de jovens e adultos: lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola" Pedagogia da convivencia : Elza Freire - uma vida que faz educação Supervisão de Ensino: característivas institucionais, mitos tipológicos e perspectivas emancipatórias Informatica educativa e o adulto-professor : o projeto de informatização da Rede Municipal de Ensino de Campinas Concepções de Gestão Educacional: estudo com diretores de escola pública do ensino fundamental, formados em pedagogia e habilitados em administração escolar pela Universidade Federal do Pará. INFORMÁTICA EDUCATIVA E O ADULTO-PROFESSOR: O PROJETO EUREKA (informatização da Rede Municipal de Ensino de Campinas - SP) A EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DE ITAITUBA-PARÁ Gestão escolar : mudança de paradigma ou uma nova nomenclatura para um velho modelo?