Fábio Campos Salmeron
Fábio Campos Salmeron é formado em jornalismo e mestre em Artes Visuais, na Escola de Belas Artes, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA na linha de pesquisa Processos Criativos em Arte.
Mestrando em comunicação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.
Foi professor substituto na Universidade Federal de Sergipe - UFS, no Departamento de comunicação. Ministra aulas e palestras em outras instituições de ensino superior.
No presencial ministra disciplinas de Direção de Arte, Estética I e II, Cultura Brasileira, Arte contemporânea, Design e Cultura, História da Arte I, II, III, Introdução à Fotografia Publicitária, Semiótica, Introdução à Fotografia, Introdução ao Cinema, Estéticas Visuais, vídeo, Estética e cultura de Massa, além de outras com foco na comunicação, marketing, arte e audiovisual, sempre intercalando teoria e prática às atividades em sala de aula.
Atua com comunicação profissional desde 2000, atendendo diversos clientes em assessoria de comunicação, planejamento estratégico e gerenciamento de crise.
É artista visual, documentarista, videoartista, roteirista, fotógrafo e pesquisador na área do vídeo, documentário e construções imagéticas. O realizador possui em sua trajetória, quatro documentários filmados, intitulados, T*rans (2008), Canché (2009), Sete Portas Abertas (2009), Surdina (2009); dois curtas de ficção, A Morte Me Passou a Perna (2009) e Imperdoável (2013) e o roteiro de um Road Movie sobre a Estrada Real, Estrada Real - Adrenalina a mil pelas trilhas do Brasil; (2012) apoiado pela Lei de incentivo a Cultura Rouanet.
Seus trabalhos já foram selecionados em importantes mostras nacionais e estrangeiras com foco no audiovisual. Produziu quatro VídeoDocArte, neologismo criado pelo artista, durante as pesquisas na dissertação, que fazem parte do projeto InanimaDor, cujo tema central gira em torno da Dor. Atua com comunicação desde 2000, sempre entrelaçando as diversas linguagens artísticas às suas impressões e sensações cotidianas.
Atua e diversas áreas da comunicação e concepção, produção e realização de vídeos - vídeoarte - vídedoc.arte documentários, curtas de ficção, fotografias, além de criações em instalação e objetos.
Desenvolve pesquisas na área do audiovisual, com ênfase para a produção documental, intitulada, Estéticas da Imagem, onde promove várias experimentações visuais tendo o recurso do documentário como fio condutor para revelar contextos sociais dentro de variadas formas de manifestação e apropriação das imagens. Projeto que amplia para a sala de aula, como educador, utilizando o documentário como elemento importante de reconhecimento e práticas educativas.
Amplia a pesquisa com foco na linguagem artística do vídeo e suas possibilidades híbridas de entrelaçamento à outras formas de manifestações em arte, promovendo novas e diferenciadas propostas associativas, elaborando conceitos e deixando-se transbordar através do processo criativo prático.
Ministra cursos nas áreas de comunicação, linguagem cinematográfica, documentário e vídeo.
Has experience in Comunication, focusing on Comunication, acting on the following subjects: cinema.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
