Has experience in Language, focusing on Language, acting on the following subjects: história, abreu e lima, literatura, fome and bosquejo.
Tatiane Maria Barbosa de Oliveira é Doutoranda pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e bolsista CNPq (Processo 140418/2021-0). Mestra em Letras pela USP pelo Programa de Literatura Brasileira, com ênfase na área de Historiografia e crítica literárias. Foi bolsista do CNPq (Processo 130310/2017- 4) no Mestrado. Concluiu o Bacharelado em Letras, em 2015, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com ênfase nos Estudos Literários. Foi bolsista do PIBIC nos anos 2012/2013, pela UFPE, projeto de título "Abreu e Lima e os Libertadores de América". Também foi bolsista do PIBIC, pela UFPE, nos anos de 2014/2015, com o projeto de título "Enlaces literários: passado e presente do personagem Abreu e Lima". Foi pesquisadora do Grupo "Libertadores de América: Abreu e Lima e a pós-colonialidade latino-americana" entre os anos de 2012 e 2016. Foi professora de Interpretação de Texto no Cursinho Popular da Psicologia da USP. É editora-assistente, coordenadora de revisão e revisora de português da "Revista Nordestina de História do Brasil" (RNHB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Trabalha desde 2014 no Instituto Abreu e Lima (IAL) como Diretora de Pesquisa e membro pesquisadora. É editora-chefe da Revista Instituto Abreu e Lima (RIAL). Tatiane é também diretora de normas técnicas do Selo História da América Latina.
Atualmente pesquisa gestão e história do Jogo de Damas. É membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte (GEPAE) da EEFE-USP. Colabora com o Grupo IGOID (Investigación en la Gestión de Organizaciones e Instalaciones Deportivas (IGOID) da Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha). Participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS - USP). Participa também do Centro Brasileiro dos Esportes da Mente (CEBEM), com sede em Matinhos (Paraná). Ganhadora de vários títulos e prêmios como atleta de Jogo de Damas, ficou entre as dez melhores da Copa Mundial feminina de Jogo de Damas (2011), representando o Brasil. Foi Atleta Universitária de Xadrez/Damas pela UFPE, entre os anos de 2012 e 2013. Representa o estado de Pernambuco na modalidade, destacando-se como primeira e única damista mulher do estado. Além disso, integrou a Equipe de Damas da cidade de Mogi das Cruzes no ano de 2017. Integrou também a equipe de Santos, e foi campeã dos jogos Regionais e Abertos de 2014, sendo bolsista da Fundação Pró-Esporte de Santos. Representando a equipe de Damas da cidade de Guarulhos nos Jogos Regionais e Abertos de São Paulo foi campeã por equipe vários anos. Ainda em 2011, recebeu o Prêmio "Atitude Vencedora" na modalidade de Damas, no evento "Atitude Campeã" promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco. Em 2012 foi Bi-campeã Feminina de Damas de Pernambuco. Em 2018 representando a cidade de Americana foi campeã dos Jogos Abertos.