Graduated in Physical and Biological Sciences from the University Gama Filho (1979), specialization in Deaf Education by the Federal University of Rio de Janeiro-UFRJ (1992), Master of Science in Teaching Health and the Environment at the University Plínio Leite - Niterói / RJ (2007), Ph.D. in Education, Management and Dissemination in Biosciences UFRJ -Institute of Medical Biochemistry - IBqM (2013). Has experience in Education since 1980 teaching Biology in the National Institute for Deaf Education - INES, in 1987 starts projects in science education and in 1995 directs its actions for health education facing the deaf community. Created and coordinates since 2004, the Center for Health Guidance of the Deaf ? NOSS/ INES. Currently coordinates, in INES, the social inclusion of the deaf for the construction of scientific knowledge project developed by IBqM / UFRJ. In health area promotes accessibility through technical assistance in the area of deafness with emphasis on relationship between deaf patient and health professionals and also promotes strategies to improve the clinical care provided for deaf patients regarding STD. Also coordinates the team of deaf and hearing teachers producing educational materials on multimedia with the goal of promoting health using to communicate Brazilian Sign Language - LIBRAS, mainly on the subject of prevention of STD / AIDS.
Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Gama Filho (1979), especialização em Magistério na Área da Surdez pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (1992), mestrado no Ensino de Ciência da Saúde e do Ambiente pela Universidade Plínio Leite - Niterói/ RJ ( 2007), doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela UFRJ -Instituto de Bioquímica Médica - IBqM (2013). Desde 1980 é professora de Biologia do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos - CAp/ INES, em 1987 inicia projetos na área de educação científica com a Fundação Roberto Marinho e em 1995 direciona suas ações para educação em saúde voltada para a comunidade surda como coordenadora pedagógica do projeto Sinais de Vida realizado na UERJ em parceria com o INES. Em 2004 criou e coordena até os dias atuais o Núcleo de Orientação a Saúde do Surdo ? NOSS / INES, um programa de educação em saúde, com a missão de inclusão, acessibilidade e promoção à saúde. Atualmente coordena, pelo INES, o projeto Inclusão do surdo pela construção do conhecimento científico em Biociências desenvolvido pelo IBqM/UFRJ. Na área da saúde promove acessibilidade através da assessoria técnica na área da surdez com ênfase na relação paciente surdo/ profissionais da saúde junto ao Instituto de Saúde Coletiva - ISC da Universidade Federal Fluminense e no atendimento clinico ao surdo no que se refere as DST/Aids em parceria com o Projeto LIGA da Santa Casa da Misericórdia. Coordena a equipe de professores surdos e ouvintes que produz material didático/ informativo em Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, gráfico e em multimídia, com o objetivo de promoção à saúde, em especial na temática da prevenção da infecção pelo HIV e HPV. Membro da comissão científica de eventos internacionais do INES.