Vitoriano Ruas de Barros Santos
Possui graduação em Engenharia Civil (1969) e mestrado em Informática (1971) pela PUC-Rio, e doutorado em Matemática Aplicada pela Université Pierre et Marie Curie - Paris VI (1976). Obteve também o título de Docteur d'Etat em Análise Numérica na Université Paris VI em 1982. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Dinâmica dos Fluidos, tendo atuado em métodos de elementos finitos e algoritmos para a simulação de escoamentos de fluidos incompressíveis, quer newtonianos, quer viscoelásticos. Suas contribuições mais expressivas nas décadas de noventa e 2000 versam sobre sistemas que regem esse tipo de escoamentos, notadamente em função de três campos (tensor extra de tensões, velocidade e pressão), além de formulações em função da vorticidade consideradas referências no assunto. Anteriormente, com seus trabalhos sobre a representação quase linear da velocidade ou do campo de deslocamentos de meios incompressíveis, realizados no seio do grupo liderado pelo professor Roland Glowinski no INRIA, França, havia sido o precursor do método conhecido como o mini-elemento, muito utilizado desde os anos oitenta na resolução numérica das equações de Navier-Stokes.
Desde outubro de 2006, quando cessou suas atividades de docente na França, vem atuando em instituições do país, como a UnB, a USP, a UFF e a PUC-Rio, notadamente em pesquisa.
Entre outros trabalhos, na década atual desenvolveu uma versão mais precisa do célebre elemento finito misto de Raviart-Thomas de mais baixa ordem, muito utilizado em Engenharia de Petróleo para a simulação de escoamentos em meios porosos. Além disso vem trabalhando com colegas da USP São Carlos na simulação de escoamentos com interfaces devido à tensão superficial, entre outros assuntos.
Fora da sua atuação com vinculo empregatício ou como bolsista no Brasil e na França, recebeu inúmeros convites de instituições ou empresas nacionais e estrangeiras ao longo de sua carreira, para atuar por períodos curtos ou de média duração, participar de bancas de avaliação acadêmica ou ministrar seminários. Além de diversas instituições nacionais, entre as estrangeiras incluem-se algumas universidades francesas, alemãs, espanholas e japonesas, a Universidade de Göteborg na Suécia, a Universidade de Bergen na Noruega, o Instituto Politécnico de Milão, o CIMNE em Barcelona, a Universidade de Coimbra e a Universidade Ibn Zohr de Agadir. Foi também coordenador de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento e consultor para agências governamentais ou empresas privadas brasileiras e europeias, tais como a Pirelli Cia. Industrial Brasileira (1983-1990), a FINEP (1983-1986), a Zénith Aviation (1990-1993) e a Intertechnique Circulation du Carburant (1994-1996). Foi também coordenador de uma rede de instituições europeias e sul-americanas e de um projeto de mobilidade com países da América Latina, patrocinado pela Comissão Europeia (1997-2004).
Várias contribuições científicas suas são citadas em compêndios clássicos sobre o método dos elementos finitos, e há vários anos é revisor de artigos científicos submetidos a revistas de primeira linha em sua área de interesse.
Os trabalhos de pesquisa que vem realizando desde o segundo semestre de 2016 conduziram a uma nova técnica combinada ao método dos elementos finitos com triângulos ou tetraedros, para resolver problemas de valor de contorno em domínios curvos aproximados por polígonos ou poliedros. Diferentemente dos consagrados elementos finitos isoparamétricos a nova técnica permite chegar a ordens ótimas de um método somente com álgebra polinomial e sem o uso de elementos curvos. Além da simplicidade, seu escopo de aplicação é amplo, em particular na mecânica dos sólidos e dos fluidos. A universalidade dessa abordagem permite que seja associada a métodos dos elementos finitos dos mais diversos tipos, a fim de melhorar sua precisão no caso de uma fronteira curva. Detalhes a respeito podem ser encontrados em arXiv:1701.00663 e arXiv:1706.08004.
bachelor's at Engenharia Civil from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969), master's at Computer Science from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971) and doctorate at Matemática Aplicada from Université Pierre et Marie Curie (1976). Has experience in Mechanical Engineering, focusing on Mechanical Engineering, acting on the following subjects: finite elements, elementos finitos, convection-diffusion, explicit scheme and incompressible.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
