Vanderlei Perez Canhos
Possui graduação em Engenharia de Alimentos(1971), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1975) e doutorado em Food Science and Technology pela Oregon State University (1980).
Diretor Presidente do Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA desde 2000. Atua na definição de estratégias e diretrizes para o desenvolvimento de politicas públicas voltadas à gestão e manutenção de sistemas de informação sobre biodiversidade. Participou da implementação da Rede Brasileira de Informação em Biodiversidade (BIN-Br) e coordenou o projeto de implantação da Rede speciesLink (2001-2005), um sistema distribuído voltado à integração dinâmica e visualização espacial de dados de amostras biológicas depositadas em coleções científicas brasileiras. Atuou também como coordenador do projeto openModeller (2005-2009), um ambiente computacional com foco na modelagem de nicho ecológico de espécies. No momento coordena o projeto de definição do ponto focal brasileiro no escopo do projeto da União Européia "Distributed Dynamic Diversity Databases for Life - 4D4Life", com foco no desenvolvimento do "Catálogo da Vida" (2009-2012), e os projetos de desenvolvimento do Sistema de Informação de Coleções de Interesse Biotecnológico-SICol (SICol 4 e SICol 5). Nos últimos 10 anos atuou em vários comitês nacionais e internacionais, contribuindo para o desenho e desenvolvimento de várias iniciativas na área de informática para biodiversidade, incluindo a Rede Interamericana de Informação sobre Biodiversidade (IABIN), o Instituto Virtual de Biodiversidade do Programa Biota-Fapesp, o Global Biodiversity Information Facility- GBIF. No período de 2001 a 2005 atuou como consultor da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na definição de diretrizes para a operação e gestão de Centros de Recursos Biológicos e atualmente coordena a participação do Brasil no projeto demonstrativo de implementação destas diretrizes em coleções nacionais. É membro do Conselho Diretor do species2000 (Catálogo da Vida-CoL) e do Conselho Diretor do ETI Bioinformatics (Universidade de Amsterdã). Na área de pesquisa, tem experiência em sistemática microbiana aplicada à caracterização taxonômica e tecnológica de microrganismos de interesse industrial, e gestão de coleções microbiologicas. As atividades atuais tem como foco o emprego de padrões e protocolos no desenvolvimento de sistemas de informação voltados à disseminação de dados sobre biodiversidade.
graduate at Engenharia de Alimentos from Universidade Estadual de Campinas (1971), master's at Science and Technology of the Food from Universidade Estadual de Campinas (1975) and ph.d. at Food Science and Technology from Oregon State University (1980). Has experience in Microbiology, focusing on Applied Microbiology, acting on the following subjects: fisiologia microbiana, microbiologia - classificacao, isolamento, fungos and taxonomia molecular.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
