Graduation in History from Universidade de Lisboa (1974), master's at Sciences de l'Éducation from Université Bordeaux II (1984) and Doctorate at Sciences de l'éducation - Administration.de l'éducation from Université de Montreal (2005). Currently she is full professor at Fundação Cesgranrio, in Education, acting on the following subjects: Evaluation of Systems, Institutions, Plans and Educational Programs.
Possui graduação em História pela Universidade de Lisboa (1974), mestrado em Sciences de l'Education - Université Bordeaux II (1984) e doutorado em Education - Administration de l'Education - Université de Montreal (2005). Exerceu atividade docente durante quatro décadas em diversas instituições de ensino portuguesas, sendo a última a Universidade Lusófona, em Lisboa. Desempenhou cargos diretivos, quer no Ministério da Educação (Diretora de Serviços Pedagógicos da Direção Geral do Ensino Superior), quer em instituições de ensino superior (Coordenação do Gabinete de Avaliação da Universidade de Lisboa, coordenação de pós-graduações em Administração Educacional, de graduações, de Departamentos, de disciplinas). Atualmente exerce docência no mestrado em Avaliação da Fundação Cesgranrio.A área de docência e investigação é a da Administração da Educação, tendo dirigido projetos financiados, como o projeto de investigação: Construção do Projeto educativo local, desenvolvido entre 1994 e 1996, financiado pela Fundação Gulbenkian e Instituto de Inovação Educacional. Prestou consultadoria em projetos de investigação em diferentes países (no Brasil, ao Projeto 44/2010: Indicadores de qualidade da gestão democrática) assim como em avaliação de instituições de ensino superior. Faz parte da Comissão Científica de várias revistas de Educação, como a Revista Diálogo Educacional, do Brasil e da especialidade, como a Revista Administração Educacional, de Portugal. Foi Presidente do Fórum Português de Administração Educacional de 2006 a 2012. Publica em diversas revistas e teve intensa atividade como formadora de docentes e de diretores de escolas.