Graduado e licenciado em História (1988), mestre (1994) e doutor em Artes (2001), livre-docente em História do Audiovisual Brasileiro (2023), títulos obtidos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Université Paris I (2012). Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e diretor do CINUSP "Paulo Emilio", órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. É autor de Humberto Mauro, Cinema, História (SP: Alameda Editorial, 2013) e um dos organizadores de O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais (SP: Intermeios, 2018), Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética (PA: Sulina, 2017), Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais (Faro, Portugal: CIAC/Universidade do Algarve, 2016), Visualidades Hoje (Salvador: Edufba, 2013), História e Documentário (RJ: FGV, 2012) e História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual (2ª ed., SP: Alameda Editorial, 2011). Organizou A recepção crítica de Glauber Rocha no exterior (1960 - 2005) (SP: ECA-USP, 2020). Coordenou dossiês temáticos sobre cinema e história nos periódicos Aniki: revista portuguesa da imagem em movimento (2022, com Andrea Cuarterolo e Georgina Torello), Fotocinema: revista científica de cine y fotografia (2020, com Ana Laura Lusnich), Ideas. Idées d'Amérique (com Ignacio Del Valle Dávila em 2016), Significação (2019, com Mônica Almeida Kornis, e 2013), ArtCultura (2009) e História: questões & debates (2003). Sobre o tema comunicação e historicidades coordenou edição para o periódico Galáxia (2019). É um dos líderes do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (site http://historiaeaudiovisual.weebly.com/), que organiza, dentre outras atividades, o Colóquio Internacional de Cinema e História, atualmente em sua quarta edição. Professor visitante da Université Paris-Est Marne-la-Vallée (2010) e do Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2019). É bolsista produtividade em pesquisa CNPq, nível 2. Foi editor do periódico Significação - Revista de Cultura Audiovisual entre 2006 e 2020. Foi membro do Conselho Deliberativo das seguintes instituições culturais e associações científicas: Museu Paulista (2005 - 2007), Cinemateca Brasileira (2007 - 2018), Instituto de Estudos Brasileiros (2010 - 2014), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2008 - 2010 e 2013 - 2015), Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2013 - 2014), Núcleo Regional São Paulo da Associação Nacional de História (ANPUH/SP) (1998 - 2000 e 2004 - 2008), Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) (2007 - 2011) e do Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) (2019 - 2022). Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) no biênio 2013 - 2015 e integrou a diretoria da ANPUH/SP entre 2000 e 2004 e da ANPUH entre 2007 e 2009. Membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. Um dos membros fundadores da Asociación de Estudios sobre Precine y Cine Silente Latinoamericano, criada em 2018. Integra a Rede Latino-Americana de História das Mídias (relahm.com.br/pesquisadores-1) Links: https://usp-br.academia.edu/EduardoMorettin; https://repositorio.usp.br/result.php?search%5B%5D=eduardo+morettin
Graduated in History (1988), Master (1994) and Doctor in Arts (2001), and "livre-docente"in Brazilian Audiovisual History (2023), titles obtained by the University of São Paulo. Postdoctoral degree from Université Paris I (2012). Professor of Audiovisual History at the School of Communications and Arts at USP and director of CINUSP "Paulo Emilio". He is the author of Humberto Mauro, Cinema, História (SP: Alameda Editorial, 2013) and one of the organizers of O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais (SP: Intermeios, 2018), Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética (PA: Sulina, 2017), Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais (Faro, Portugal: CIAC / University of Algarve, 2016), Visualidades Hoje (Salvador: Edufba, 2013), História e Documentário (RJ: FGV, 2 012) and História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual (2nd ed., SP: Alameda Editorial, 2011). He was the editor of the book A recepção crítica de Glauber Rocha no exterior (1960 - 2005) (SP: ECA-USP, 2020). He coordinated thematic dossiers on cinema and history in the journals Aniki: revista portuguesa da imagem em movimento (2022, with Andrea Cuarterolo and Georgina Torello), Fotocinema: revista científica de cine y fotografia (2020, com Ana Laura Lusnich), Ideas. Idées d'Amérique (with Ignacio Del Valle Davila in 2016), Significação (2013), ArtCultura (2009) and História: questões e debates (2003). He is one of the leaders of the Research Group CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (http://historiaeaudiovisual.weebly.com/). Visiting professor at the Université Paris-Est Marne-la-Vallée (2010) and the Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine (2019). He is a research productivity fellow at CNPq, level 2. He was editor of the journal Significação - Revista de Cultura Audiovisual (2006 - 2020). He was a member of the Deliberative Council of the following institutions and scientific associations: Museu Paulista (2005 - 2007), Brazilian Cinematheque (2007 - 2018) Instituto de Estudos Brasileiros (2010 - 2014), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2008 - 2010 and 2013 - 2015), Biblioteca Brasiliana Guita and José Mindlin (2013 - 2014), Núcleo Regional São Paulo da Associação Nacional de História (ANPUH/SP) (1998 - 2000 e 2004 - 2008), Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) (2007 - 2011), Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) (2019 - 2022). He was president of the Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) in the 2013-2015 biennium and was a member of ANPUH / SP's board of directors between 2000 and 2004 and ANPUH between 2007 and 2009. Member of the Special Adviser Group of the International Relations Board of CAPES. He is part of the Latin American Media History Network (relahm.com.br/pesquisadores-1). Links: http://orcid.org/0000-0002-1207-4969; https://usp-br.academia.edu/EduardoMorettin; https://repositorio.usp.br/result.php?search%5B%5D=eduardo+morettin