Renisia Cristina Garcia Filice
Profª Associada da Faculdade de Educação/Universidade de Brasília- UnB. Pós-Doutora em Relações Internacionais e Diplomacia Econômica (Universidade de Cabo Verde/ Uni-CV- 2022). Pós Doutora em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias/Universidade Lusófona do Porto-2022). Pós-doutora em Sociologia (Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) /Universidade do Minho (UMinho) /Portugal, 2017). Doutora em Educação (UnB-2010), Historiadora (UFU-2002); Especialista em Filosofia (UFU-2004); Mestre em História Social (PUC/SP-2007). Conselheira no Conselho Nacional para a Promoção de Políticas de Igualdade Racial - Cnpir (2015/2016). Conselheira do Conselho de Direitos Humanos - CDH/UnB. Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN (2014/2016). Vice-Coordenadora da Área de Políticas de Ações Afirmativas da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN (2022). Membra da Comissão de Acompanhamento de Políticas Afirmativas (Capaa/UnB).Coordenação Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB/UnB (2012-2020). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História , Educação das relações raciais e gênero (Geppherg, desde 2010). Investigadora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos - PPGDH/UnB. Investigadora do Programa de Pós Graduação - Modalidade Profissional - PPGE -MP/UnB. Coordenadora da Questão Negra - SDH/Coquen - UnB (2023). Autora artigos, capítulos de livros, e das coletâneas " Tecendo Redes Antirracistas"(2019,2020,2022); e das obras ?Identidade Fragmentada. Um estudo sobre o negro na história da educação brasileira. 1993-2005 (2007) e "Raça e Classe na Gestão da Educação Básica. A importância da cultura na implementação de políticas públicas" ( 2011). Atua na área do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Educação e Direitos Humanos. Gestão de Políticas Públicas. Políticas Afirmativas. Transversalidade, intersetorialidade e interseccionalidade em raça, gênero e classe.
graduate at História from Universidade Federal de Uberlândia (1992) and master's at History from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: história, educação, educação anti-racista, direitos humanos and patrimônio histórico cultural.
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