Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017-2018). Vencedora do Prêmio CAPES de Tese - Edição 2017 - Área Ensino. Membra da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), Vice-diretora da Diretoria Regional 1 (SBEnBio/R1 - gestão 2022-2023). Membra da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).
É professora da área de Biologia na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis (MT), vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - SECITEC/MT, desde 2005. Pesquisadora colaboradora dos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação no Ensino de Química (GIEQ/UFSC) e Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas - FORTEP (UFMT/CUR; UFR). Professora credenciada do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
Desenvolve pesquisas no campo dos estudos CTS/CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente). Coordena projeto de pesquisa sobre abordagens de questões sociocientíficas articuladas à Educação Profissional, sob financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), período 2018-2021.
graduation at Ciências Biológicas from Universidade Federal de Mato Grosso (2004) and doctorate at Other from Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Has experience in Education, acting on the following subjects: ensino de ciências, educação ambiental, educação profissional, educação ambiental crítica and sustentabilidade ambiental.
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