bachelor's at Ciências Biológicas from Universidade Federal do Paraná (1997) and master's at Ecology from Universidade Federal de São Carlos (2001). Has experience in Ecology, acting on the following subjects: guaraqueçaba, paraná, etnobiologia, superagüi and ictiologia.
Érika Fernandes-Pinto é Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná.
É Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, onde atua na Coordenação Geral de Gestão Socioambiental. Faz parte da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (WCPA) e do Grupo de Especialistas sobre Valores Culturais e Espirituais das Áreas Protegidas (CSVPA), vinculados à União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Coordena a Iniciativa Sítios Naturais Sagrados do Brasil e desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre reconhecimento e mapeamento dessas áreas no Brasil e na América latina, além de outros temas relacionados a integração de valores culturais e espirituais da natureza na gestão de áreas protegidas, interfaces com direitos de povos e comunidades tradicionais e uso religioso de unidades de conservação.
Tem experiência nas áreas de Ecologia Social, Psicossociologia, Etnobiologia e Etnoecologia, Áreas Protegidas, Conservação da Natureza, direitos dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais, Manejo de Recursos Naturais, Ecoturismo de base comunitária, Gestão Socioambiental, Mediação de Conflitos, entre outras.
É editora e parecerista de algumas revistas científicas, escreve artigos e textos de divulgação e ministra cursos de escrita acadêmica.