Clara de Andrade e Souza
Clara de Andrade is an actress, singer, teacher and researcher of Theatre. Since 2021 she is conducting postdoctoral research at the Postgraduate Program in Performing Arts at the Federal University of the State of Rio de Janeiro, PPGAC - UNIRIO, funded by the Research Support Foundation of the State of Rio de Janeiro FAPERJ, and supervised by Maria Helena Werneck. Currently, she is also hired by the University of Exeter, England, as international consultant of the project "Performing Resistance: the role of theatre and performance in 21st-century workers' movements", coordinated by Rebecca Hillman and funded by the Arts and Humanities Research Council - UK. In 2020 she was a Visiting Fellow in the Centre for Global Theatre Histories Developing Theatre Project at LMU Munich, where she developed, funded by the European Research Council, her project titled Transnational networks of the Theatre of the Oppressed: exchanges and institutionalization of a circulating method (Grant Agreement n. 694559 - DevelopingTheatre). She holds a PhD and Masters degree in Performing Arts, both from the Federal University of the State of Rio de Janeiro, UNIRIO. In 2014 she participated in a Split-site Programe at the Sorbonne Nouvelle University - Paris 3, as part of her doctoral research, which was supervised by Maria Helena Werneck. She is the author of the book "O exílio de Augusto Boal: reflexões sobre um teatro sem fronteiras" (7Letras, 2014) and co-editor of the books "Augusto Boal: arte, pedagogia e política" (Mauad, 2013) and "Cenas Cariocas: modos, políticas e poéticas teatrais contemporâneas" (Garamond, 2020). She has given workshops on the theatre of Augusto Boal at international festivals and in postgraduate programes in Rio de Janeiro. She co-created and acted in "Crônicas de Nuestra América", a staging of the stories written by Boal during exile. Her main fields of research are: Theatre of the Oppressed; Augusto Boal; Brazilian theatre; Theatre for Development; transnational networks; theatre historiography; exile political memory.
Clara de Andrade é atriz, cantora, pesquisadora e professora de Teatro. Desenvolve o projeto "Movimento global do Teatro do Oprimido: das redes transnacionais à institucionalização" desde 2021, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, PPGAC - UNIRIO, linha de pesquisa História e Historiografia do Teatro e das Artes, com bolsa de Pós-Doutorado Nota 10 da FAPERJ e supervisão de Maria Helena Werneck. Atualmente também é contratada pela Universidade de Exeter, Inglaterra, como consultora internacional do projeto "Performing Resistance: the role of theatre and performance in 21st-century workers' movements", com coordenação de Rebecca Hillman e fomento da Arts and Humanities Research Council - UK. Em 2020 foi Pesquisadora Fellow do Centre for Global Theatre Histories Developing Theatre Project da Universidade Ludwig-Maximilians, LMU de Munique, Alemanha, onde desenvolveu, com financiamento do European Research Council, seu projeto "Transnational networks of the Theatre of the Oppressed: exchanges and institutionalization of a circulating method" (Grant Agreement n. 694559 - DevelopingTheatre). Doutora e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, com bolsa da CAPES; e Bacharel em Artes Cênicas, habilitação em Interpretação Teatral, pela mesma Universidade. Autora do livro "O exílio de Augusto Boal: reflexões sobre um teatro sem fronteiras", editora 7Letras, 2014; e co-organizadora dos livros "Augusto Boal: arte, pedagogia e política", editora Mauad, 2013 e "Cenas Cariocas: modos, políticas e poéticas teatrais contemporâneas", editora Garamond, 2020. Em sua tese, defendida em 2017, sob orientação de Maria Helena Werneck, analisou o desenvolvimento transnacional do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, a partir da França. Em 2014 realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Seu trabalho tem alcançado interlocução internacional em eventos, centros de pesquisa e publicações no Brasil, Chile, Inglaterra, Alemanha, França, Sérvia, Turquia e África do Sul. Atuou como professora colaboradora na Pós-Graduação em Direção Teatral da Faculdade CAL de Artes Cênicas, ministrando a disciplina Estéticas da Encenação, módulo Augusto Boal; e na Pós-Graduação em Gestalt da Universidade Santa Úrsula, lecionando a disciplina Teatro e Processos Criativos, a partir do Teatro do Oprimido, 2018/2019. Atuou também como professora convidada ministrando workshop de Teatro do Oprimido em Festival Internacional na Turquia. Professora de Interpretação para cantores no Instituto Casa do Choro - Escola Portátil de Música, 2015/2019. Atuante na cena carioca por mais de 20 anos, trabalhou como atriz e produtora do Grupo Sarça de Horeb por 12 anos, realizando diversas turnês e espetáculos em teatros e escolas de todo o Brasil, 1999/2012. Integrou como atriz a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, realizando temporadas e turnês para Roma e Florença, 1996/2000. Recentemente co-idealizou e trabalhou como atriz no espetáculo "Crônicas de Nuestra América", encenação das histórias escritas por Augusto Boal no exílio, Teatro Oi-Futuro e Sesc-Tijuca, 2014/2015; e trabalhou como atriz na peça "Para Onde Vão Os Corações Partidos", da argentina Cynthia Edul, Teatro Ipanema, 2018. Em 2021, co-dirigiu o filme musical para crianças "Pedro e o Choro - Uma História Musical", contemplado pela Lei Aldir Blanc. Atua na área de Teatro com ênfase nas seguintes especialidades: atuação; encenação; dramaturgia; direção; processos artísticos de criação e ensino-aprendizagem; teatro contemporâneo; escrita cênica e dramatúrgica; teoria, historiografia e ensino do teatro; teatro brasileiro; teatro político; Augusto Boal; ditadura brasileira; Teatro do Oprimido; teatro como desenvolvimento social; métodos teatrais; transnacionalidade; redes transnacionais; exílio e memória política.
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