Bruno Roberto Campanella
Associate professor in Media and Cultural Studies at Universidade Federal Fluminense, and member of the Postgraduate Programme in Communication, in the same institution. Holds a PhD. in Communication and Culture from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), and an MA in Transnational Communications and the Global Media from Goldsmiths College, University of London (2002). Apart from his academic responsibilities, Bruno is also part of an official task force advising the government of São Tomé e Príncipe, in Africa, on the operation of its TV and radio public services. Before joining academia Bruno has worked in the television industry, and as a freelance researcher for a global behavioural trends consultancy.
His main research interests are:
- Media ethnography and audience studies
- Reality show and other non-scripted television genres
- Fan culture and celebrity
- Processes of media recognition
- Mediatization and the new power relations in contemporary society
Professor Associado do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do departamento de Estudos Culturais e Mídia, ambos da Universidade Federal Fluminense. Realizou pós-doutoramento na London School of Economics and Political Science, LSE (2017), onde foi co-coordenador da rede de "visiting fellows" do Departamento de Mídia e Comunicação. Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2010), mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, University of London (2002) e graduado em Engenharia Mecânica (especialização em Produção) pela PUC-RJ (1997). Ganhador em 2011 do Prêmio Compós de melhor tese de doutorado, foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ - PQ2 (2015-2022), é Jovem Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2015, supervisor de pesquisa de pós-doutoramento financiada pela Faperj (PDR10), vice-coordenador do curso de graduação em Estudos de Mídia da UFF, coordenador do Núcleo de Estudos em Mídias Digitais e Consumo (NEMACS), grupo de pesquisa do CNPQ, coordenador do GT Comunicação e Sociabilidade da Compós (2016-2017), editor da revista Ciberlegenda do PPGCOM/UFF (2012-2015) e editor convidado da revista Contracampo (2019), também do PPGCOM. Mantém interesse nas seguintes áreas de pesquisa: processos de reconhecimento em plataformas datificadas; midiatização e produção de subjetividade; práticas de criação de visibilidade nas mídias; estudos de televisão e reality show.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos