Vera Lucia da Silva
Master's program graduate in Literature, Culture and the Contemporary Puc River, holds a degree in Literature in Portuguese Language and Literature from the University of Bahia (2000). Exerts teaching activity for sixteen years and is currently a professor of English at the Center for Professional Education Territorial Deep South, available to the Regional Board of Education - DIREC 9 with the task of coordinating the PAIP - Program monitoring, intervention and planning schools of the state. Exerts still teaching at the School of Pythagoras Teixeira de Freitas, the college of Education. He worked successfully in the area of teacher training through the Municipal and State Education, coordinated projects of the Government of Bahia (TOPA, FACE, stroke and TAL) and articulated groups in coordinated activities in Portuguese in state and municipal schools.
Vera Lúcia da Silva é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com bolsa FAPESB; mestra em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica - PUCRio (bolsista CAPES); graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Além disso permaneceu por um ano para estudos na modalidade doutorado sanduíche na França, na instituição L' École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Exerce atividade docente há mais de vinte e um anos e atualmente é professora de língua portuguesa no Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul - CETEPES, licenciada para estudos. Experiência docente no ensino superior: Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas (2011-2015) e Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Plano Nacional de Formação de Professores / Plataforma Freire (2014-2015). Atuação na área de formação docente através das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, coordenação de projetos do Governo da Bahia ( TOPA, FACE, AVE, TAL, PROGESTÃO) sendo que no último, Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica - PAIP trabalhou junto às escolas da rede estadual, em especial, às escolas indígenas do município de Prado. Participa do coletivo de mulheres negras Dandaras, desenvolvendo atividades que visam à ampliação da entrada e permanência de grupos historicamente marginalizados na pós-graduação. Interesses de pesquisa: literaturas vernáculas e africanas, educação indígena, narrativas de tradição oral, leitura e produção de textos.
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